terça-feira, 28 de março de 2023

Penha e Paulo Victor viabilizam recursos para cirurgias de ostomizados

 


Os vereadores Raimundo Penha (PDT) e Paulo Victor (PCdoB) destinaram uma emenda parlamentar no valor de R$ 300.000,00 para que a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís realize o “Mutirão de Reversão para Ostomizados”. A iniciativa visa o fechamento cirúrgico das aberturas (ostomias) e construção do trânsito intestinal de pacientes ostomizados.

Ostomia é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes. É um procedimento que promove a qualidade de vida do paciente. Segundo dados fornecidos pela Coordenação de Atenção a Pessoas com Deficiência, o programa de ostomia patende mensalmente 1.286 pessoas e cada uma recebe 10 bolsas de colostomia por mês. O custo de um paciente é de R$2.520,00 anualmente. Do total de cadastrados, atualmente 162 pacientes estão aptos para a realização da cirurgia de reversão que vai livrá-los do uso de bolsa de colostomia.

O projeto é inédito e deve atender centenas de pacientes para dar mais dignidade para as pessoas. A ação também vai ajudar a reduzir as filas no sistema público de saúde.

Para Raimundo Penha, a destinação de recursos para o mutirão de reversão para ostomizados comprova a sua sensibilidade com as pessoas que precisam de atendimento no sistema de saúde municipal. “Estamos trabalhando e contribuindo para a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços públicos de saúde em São Luís. Já destinei outras emendas para área, e com esse projeto vamos garantir as cirurgias, levando mais qualidade de vida e dignidade para as pessoas que mais precisam”, afirmou.

Com essa iniciativa, a cidade de São Luís avança no cuidado com as pessoas ostomizadas, trazendo mais qualidade de vida e garantindo um tratamento mais humanizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário