quinta-feira, 11 de maio de 2023

Ações do Programa Escola Digna beneficiam povoados de Lagoa do Mato


Espaços educacionais dignos possibilitam mais conforto aos estudantes e professores e fortalecem o desenvolvimento de atividades pedagógicas, contribuindo para a melhoria do ensino. No Maranhão, as ações do Programa Escola Digna beneficiaram, nesta quarta-feira (10), o município de Lagoa do Mato, garantindo as entregas de novos prédios escolares para os moradores dos povoados Fonte Rica e Tabocal. As escolas receberam mobília nova, e agora terão condições de atender a comunidade escolar com mais conforto.

"Lagoa do Mato recebeu hoje duas Escolas Dignas: nos povoados Fonte Rica e Tabocal. Essa é a realização de um sonho das comunidades, que agora têm ambientes dignos para receber os seus estudantes, graças ao governo Carlos Brandão. Parabéns! Aproveitem muito esses equipamentos educacionais", reforçou Felipe Camarão.

A gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São João dos Patos, Geralda Alves da Costa, destacou a importância dos espaços educacionais para fortalecer a educação do município de Lagoa do Mato. Na cerimônia de inauguração, a gestora representou o governador Carlos Brandão e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.  

“Hoje é um momento de alegria e de gratidão ao governador Carlos Brandão por proporcionar às crianças de Lagoa do Mato ambientes onde possam estudar e serem acolhidas com dignidade, deixando para trás escolas de taipa, coberta de palha e sem nenhuma estrutura. Ao Secretário Felipe Camarão, nossos agradecimentos pelo empenho. Foram muitos os desafios, mas com a parceria entre estado e município o sonho se tornou realidade e a comunidade escolar está feliz e radiante”, ressaltou Geralda Alves da Costa.

As novas escolas possuem, cada uma, 4 salas de aula, sala da diretoria, sala do professor, secretaria, despensa, cozinha, banheiros acessíveis, pátio central, lixeira, entre outros espaços. Os investimentos para a construção dos dois prédios escolares foram da ordem de R$ 968.691,82. Juntas, as escolas beneficiarão 80 estudantes.  

No povoado Fonte Rica, a população comemorou a entrega do novo Centro de Ensino Venicius Tote da Conceição, construído pelo Governo do Estado.  A antiga escola funcionava em um espaço pequeno, sem conforto para as atividades educacionais de seus 40 estudantes. Agora, com a inauguração do novo espaço, a comunidade pôde comemorar.

Rosileide Gomes é mãe de aluno e expressou alegria com a entrega do novo prédio escolar, que vai ajudar na formação de seu filho e de outras crianças do povoado. “Esse momento era muito esperado pela comunidade. A entrega dessa escola é a realização de um sonho. O antigo espaço era muito pequeno, e com esse novo ambiente, que é enorme, tenho certeza de que o ensino vai evoluir bastante, porque temos uma equipe escolar empenhada”, expressou.  

A gestora da escola, Meneses Pereira, também expressou felicidade pela inauguração da escola. “Era um dia muito esperado. As crianças daqui são excelentes, dedicadas, participam das atividades da escola, e merecem receber esse ambiente. Eu me desloco quilômetros de distância para estar aqui, mas compensa. Estou muito feliz e acredito que as mães e todas as crianças estão muito felizes pela entrega da nova escola”, exprimiu.  

 

Povoado Tabocal

Em Tabocal, os moradores celebraram a entrega do novo CE Luzia Alves dos Reis, que possui espaços amplos e confortáveis para abrigar seus 40 estudantes. O novo prédio escolar substitui o antigo espaço, que não oferecia as condições ideais para a prática do ensino.  

Claudiane Barbosa, gestora da escola, em Tabocal, ficou feliz com a inauguração do novo CE Luzia Alves dos Reis, que agora abrigará confortavelmente toda a comunidade escolar. “É um sentimento de muita gratidão receber a nova escola. Com certeza, esse espaço traz muito impacto para as nossas crianças, porque a nossa escola antiga é muito pequena, e receber uma escola desse porte é maravilhoso”, expressou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário