terça-feira, 16 de maio de 2023

Governo quer ouvir a opinião da população para elaborar políticas de longo prazo


Como você deseja ver o Maranhão em 2050? Essa é a pergunta que norteia uma consulta popular inédita, lançada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Orçamento e Planejamento (Seplan). A ideia é ouvir a população para construir o Plano Maranhão 2050, estratégia estadual com ações de longo prazo, que visam a promoção do desenvolvimento econômico, atração de investimentos, redução da miséria, inclusão e geração de oportunidades. A consulta já está aberta no endereço eletrônico www.maranhao2050.ma.gov.br

A enquete é de rápido preenchimento e nela a população pode escolher três, de 17 palavras-temas que (na opinião de cada entrevistado) melhor representem um futuro ideal para o Maranhão do ano de 2050.    

No site da enquete, os usuários podem selecionar 17 eixos, apontando se querem em 2050 um Maranhão mais atrativo, conectado, dinâmico, diverso, eficiente, estruturado, inclusivo, inovador, integrado, justo, potente, próspero, pujante, reconhecido, seguro, sustentável ou vibrante. 

O entrevistado pode ainda mencionar alguma palavra-tema que não foi elencada na enquete. A atual consulta pública é apenas uma das etapas participativas de elaboração do Plano Maranhão 2050. Na semana passada, órgãos do governo, entidades acadêmicas e representantes de setores produtivos do Estado participaram de oficinas coordenadas pela Seplan, para identificação dos principais desafios estratégicos do Maranhão.

Com as respostas obtidas, a Comissão do Plano Maranhão 2050 fará proposição das ideias-forças, para apresentação oficial do projeto ao final do mês de maio. A elaboração do Plano Maranhão 2050 vem sendo coordenada pela Seplan, com apoio técnico da MacroPlan, empresa de consultoria especializada na construção de cenários e prospecção de futuros. 

Como quer ver o Maranhão em 2050?

A enquete é on-line, mas nas ruas, as pessoas sabem bem o que querem ver no Maranhão em 2050. 

A enquete segue aberta até dia 19 de maio e o lançamento oficial do Plano Maranhão 2050 está previsto para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário