segunda-feira, 15 de maio de 2023

Irmão de Flávio Dino articula-se para vaga no STJ


O subprocurador-geral da República Nicolao Dino, irmão do ministro Flávio Dino (PSB), começou a se posicionar, em conversas com juristas, como pré-candidato à vaga que ainda será aberta no Superior Tribunal de Justiça e é destinada ao Ministério Público.

A informação é do jornal O Estado de São Paulo.

Nas vagas do Ministério Público, são feitas listas sêxtuplas nos estados no Ministério Público Federal. Os nomes são enviadas ao STJ e, depois da redução a uma lista tríplice, seguem igualmente para o Palácio do Planalto.

A articulação de Nicolao tem a ver com o fato de ele haver perdido força na disputa pela sucessão do atual procurador-geral da República, Augusto Aras, em 2023.

Dino ficou entre os três mais votados na última lista tríplice, em 2021, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorou e escolheu Aras. Alinhado a pautas mais ligadas à esquerda, Dino se enfraqueceu quando o irmão, o senador eleito Flávio Dino (PSB), foi escolhido para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A leitura no entorno do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), portanto, é de que há necessidade de contemplar outros grupos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário