segunda-feira, 14 de outubro de 2024

MDB sai fortalecido das eleições municipais e sigla deve presidir a Famem

 

O diretor Institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Marcus Brandão (MDB), é o nome do MDB no estado do Maranhão. 

O irmão do governador Carlos Brandão (PSB), inegavelmente, e não á quem discorde disso, foi um dos maiores vitoriosos das eleições municipais deste ano. De quebra, Marcus Brandão tornou o MDB grande, um dos partidos políticos mais tradicionais do país, novamente no Maranhão, ocupando posição de destaque.

Presidente estadual do MDB, Marcus Brandão vai ter um papel fundamental na eleição da Famem, para articular um grande número de prefeitos em apoio a Roberto. O deputado estadual e prefeito eleito de Bacabal, caminha a passos largos para se tornar o próximo presidente da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão).

Além de Marcus Brandão, Roberto Costa, já conta com outros importantes apoios, como o do próprio governador Carlos Brandão e da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

Roberto Costa foi eleito com 30.790 votos válidos, correspondente a 55,07% da votação. A eleição para a escolha da nova Mesa Diretora da Famem vai acontecer em janeiro do próximo ano, mas a mobilização e articulação já estão acontecendo a todo vapor.

A força de Marcus Brandão na eleição de São Luís

Marcus Brandão elegeu 23 vereadores do grupo político coordenado pelo irmão do governador Carlos Brandão (PSB), foram 385.310 votos em candidatos de 12 partidos, no total, o grupo Brandão terá na próxima legislatura na Câmara de São Luís, ligação direta com pelo menos 3/4 dos vereadores.

Porém com a articulação de Paulo Victor, presidente da Câmara de São Luís e que caminha a passos largos para reeleição, esse número deve ser ainda maior, já que, Paulo Victor já conseguiu o apoio declarado de praticamente toda a Casa, tantos vereadores reeleitos quanto vereadores eleitos para ser aclamado Presidente da Câmara de São Luís, ou seja, o grupo está cada vem mais forte e consolidado.

Coordenada por Marcus Brnadão, a base do governo reuniu PSB, PCdoB, PT, PV, Cidadania, Podemos, Avante, União Brasil, PSDB, PRD, PP e PL. 

Só o PSB elegeu seis vereadores: Paulo Victor, Concita Pinto, Octávio Soeiro, Nato Jr., Marlon Botão e Marcelo Poeta, o União Brasil garantiu três vagas: Thay Evangelista, Professora Magnólia e Marquinhos e o PP também garantiu três vagas: Edson Gaguinho, Antonio Garcez e André Campos.

O reconhecimento de Sarney

É inegável que o MDB deu um salto gigantesco nas eleições de 2024, afinal o partido saiu de sete para 37 prefeitos a partir de 1º de janeiro de 2025, no estado do Maranhão

Um dos responsáveis por esse enorme crescimento é o novo presidente do MDB, Marcus Brandão. O irmão do governador Carlos Brandão (PSB) demonstrou muita habilidade política e conseguiu reforçar o partido para que tivesse esse excelente desempenho nas eleições deste ano.

O feito foi tão significativo que o eterno presidente de honra do MDB, José Sarney, reconheceu o trabalho de Marcus Brandão, durante encontro na última sexta-feira (11), quando os dois almoçaram juntos.

O MDB também é cotado para comandar, como o Blog Eduardo Ericeira já antecipou, a FAMEM (Federação dos Municípios do Maranhão), afinal o deputado estadual e prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), saiu na frente na disputa pelo comando da entidade dos prefeitos maranhenses.

Com esse crescimento vertiginoso em 2024, não é demais sonhar com a possibilidade do MDB voltar a comandar o Maranhão nas eleições de 2026, a sigla voltou ocupar cenário de destaque no Maranhão, e um dos principais responsáveis é Marcus Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário