Na sessão desta segunda-feira (18), o vereador Octávio Soeiro (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís para destacar o trabalho desenvolvido pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em prol da saúde pública e da qualidade de vida das pessoas com deficiência em São Luís.
Soeiro destacou que a entidade tem uma grande responsabilidade social na capital maranhense e a atuação da organização por muitas vezes transcende sua competência, contribuindo para a saúde pública.
“Eu conheço de perto o trabalho e posso dizer que se não fosse talvez a existência da APAE em nossa cidade nós teríamos um déficit muito grande de atendimento, inclusive uma realidade difícil para o teste do pezinho. A referência no teste do pezinho é na APAE São Luís”, pontuou.
O Teste do Pezinho é um exame de triagem neonatal essencial realizado para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem afetar o desenvolvimento do bebê. De acordo com a Prestação de Contas Social da APAE São Luís, foram realizados mais de 350 mil testes do pezinho só no ano de 2023.
Emendas Parlamentares
Em seu discurso, Octávio Soeiro informou que destinou mais uma vez 400 mil reais em emendas parlamentares para a APAE com o objetivo de custear a realização do Teste do Pezinho na entidade sem fins lucrativos. “Eu destinei a emenda por entender que a realidade e a manutenção financeira do teste é muito grande. O Teste do Pezinho possui um custo de reagentes altíssimos, esse custo envolve aí quase 300 ou 400 mil reais por mês”, disse.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para convidar seus colegas vereadores a também destinarem emendas para a APAE, reforçando a importância do apoio coletivo à entidade e à causa. “Venho aqui também sensibilizar os colegas e fazer um apelo, tudo que vier é bem-vindo”, acrescentou.
Ainda da tribuna, Soeiro lembrou que no início da atual legislatura ingressou em um grupo, composto por mais seis vereadores, para destinar uma emenda coletiva no valor de 1 milhão de reais, viabilizando a aquisição de um mamógrafo digital para a APAE. “Hoje, é um dos mamógrafos mais modernos da APAE São Luís. Um mamógrafo que tem acessibilidade, que dá suporte às pessoas com deficiência e que consegue atender 45 mulheres por dia. Isso é algo que nos deixa orgulhosos, de entender que esta Casa, em prol das boas atitudes e ações, sempre se une”, frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário