sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Unidades da Rede Estadual de Saúde recebem certificação ONA níveis I e II

 

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e as Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão da "Praia Grande" e da "Ponta do São Francisco", ambas em São Luís (MA), conquistaram a certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação é um reconhecimento a excelência dos processos de qualidade e segurança dos pacientes das unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Na quinta-feira (28), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve presente na solenidade de certificação do Hospital Dr. Carlos Macieira e do Sorrir Praia Grande como Acreditado Pleno - Nível II, além do Sorrir Ponta do São Francisco como Acreditada Nível I, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís (MA). 

"A missão que nós temos ao longo dos últimos dias, meses e anos, é a manutenção e construção dessa grande rede pública de saúde que vem sendo realizada ao longo dos anos. Por isso, incentivamos e desenvolvemos as ações voltadas para a excelência da qualidade e segurança dos nossos pacientes. Um dos resultados foi a certificação pela Organização Nacional de Acreditação”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 


A certificação aconteceu durante o treinamento do Sistema de Gestão do Instituto Acqua, responsável pela gestão de 29 unidades de saúde da rede da SES. Para o diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, foi um dia para agradecer. "Nosso objetivo final é dar um atendimento humanizado, de qualidade para todos os pacientes que atendemos. Por isso eu agradeço ao trabalho de todos que estão por aqui, pela a paciência e dedicação".


“Certificar três unidades a nível nacional é a prova que os avanços implantados pelo Governo do Estado, SES em parceria com o Instituto Acqua tem resultado em uma oferta de um serviço de excelência para a população do Maranhão que é quem tanto precisa", acrescentou a diretora-executiva Nacional do Instituto Acqua, Paula Assis.


Também participaram do dispositivo de honra durante a solenidade de entrega dos certificados de Acreditação, a gerente de Acompanhamento da Gestão das Unidades de Saúde da SES, Etiana Prajano; e a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. A titulação é válida por dois anos e os serviços continuarão sendo avaliados periodicamente buscando garantir maior eficiência na gestão.

Para conquistar o Nível I de Acreditação, o equipamento de saúde precisou atender critérios como cumprir ou superar ao menos 70% os padrões de Qualidade e Segurança definidos pela ONA e a aprovação das atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais essenciais. Enquanto que para o Nível II, cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, além dos demais critérios previstos para o nível I.


Certificações

Em janeiro de 2022, a Unidade Sorrir Praia Grande recebeu a certificação ONA. Neste ano, o equipamento de saúde bucal do Governo do Estado acrescentou mais um reconhecimento em seu histórico com a certificação nível II.

De acordo com o responsável técnico pela Rede Sorrir, da rede SES, Fabrício da Costa Saraiva, é marco para a saúde pública do Maranhão. "A certificação ONA II que a gente adquiriu agora é um marco importante, porque otimiza os processos de trabalho, garantindo eficiência e segurança, tanto para o atendimento dos nossos pacientes, quanto ao respeito aos contratos de prestação de serviço da administração pública, honrando os parâmetros que são definidos pela legislação brasileira vigente".

Na rede estadual de saúde, o Hospital Dr. Carlos Macieira, unidade referência em alta complexidade do estado, conquistou a certificação nível II, tornando o Maranhão o segundo da Região Nordeste do país a contar com um hospital público de alta complexidade com certificado de Acreditação.

"É um grande momento para todos nós que fazemos da Rede Estadual de Saúde e buscamos serviços de qualidade. O maior impacto que a gente vai ter para os nossos usuários é a certificação de todos os processos de segurança a que eles são submetidos dentro do hospital. Com isso nós vamos cada vez mais gerir o tempo de internamento e trazer mais pacientes que necessitam de procedimentos de alta complexidade", afirmou o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros.

Fechando a celebração de certificações, a Unidade Sorrir Ponta do São Francisco conquistou a o nível I. "Nessa certificação quem ganha é o estado e o usuário. É um certificado que visa a qualidade e segurança do paciente, pois foi através do engajamento de toda a equipe que possibilitamos a conquista do selo e de tudo o que ele representa", destacou o diretor geral do Sorrir Ponta do São Francisco, Felipe Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário