O Governo do Maranhão inaugurou em Cururupu, na Região da Baixada Maranhense, uma unidade plena do Iema – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O ato aconteceu nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Flávio Dino.
"Estamos todos aqui compondo a história do Maranhão e do Brasil, pois quando você melhorar a educação, você muda para sempre e de verdade uma nação. Com educação de qualidade se amplia a justiça social, ampliam-se as oportunidades à juventude e combate às desigualdades”, pontuou o governador Flávio Dino.
Nesta quarta-feira (4), comunidades no município de Cururupu foram beneficiadas com a entrega de um pacote de obras nas áreas de infraestrutura, educação, cidadania e saneamento básico. O governador Flávio Dino esteve na cidade para inauguração de uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), sistemas simplificados de abastecimento de água e de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
A inauguração da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) abriu a agenda de Governo em Cururupu. A obra, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), teve investimentos de aproximadamente R$ 9,5 milhões para a reforma e ampliação do prédio.
"A festa foi linda em Cururupu, na entrega da Unidade Plena do IEMA. Infelizmente, não pude estar presente, mas pelas fotos deu para ver a alegria e felicidade dos nossos estudantes. Acreditamos na educação como mola propulsora do crescimento pessoal e profissional dos nossos jovens. Avante e parabéns a todos!", ressaltou o secretário estadual de educação, Felipe Camarão.
Com o novo projeto, o espaço de 4 mil m² ganhou laboratórios e uma cozinha; recebeu pintura interna das salas e ginásio, gramado na área externa, além de acessibilidade com a construção de rampa de acesso aos blocos e da rodovia da unidade. A área verde, que é uma das maiores da rede de Iemas, foi preservada e recebeu melhorias.
O prédio possui dois pavimentos que abrigam, de um lado, os setores administrativos incluindo coordenação, gestão escolar, administração, biblioteca e auditório; do outro, 12 salas, os laboratórios de física, química, matemática, biologia e informática, além da cantina. O espaço conta ainda com uma cozinha industrial, um refeitório amplo e arejado e uma quadra poliesportiva.
O Iema de Cururupu oferece cursos técnicos de Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Jurídicos, Meio Ambiente e Alimentos, atendendo à vocação regional. Funciona a mais de um ano e vai abrigar 320 estudantes. Além da comunidade estudantil de Cururupu, dará suporte a educação de municípios próximos como Serrano do Maranhão, Bacuri, Mirinzal e Apicum-Açu.
“A rede Iema foi pensada e implantada na gestão Flávio Dino, com o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional-técnica de nível médio no estado. Um compromisso do governador com a educação que se materializa nesta ação pioneira que torna acessível a educação técnica-profissionalizante”, pontua o reitor da rede Iema, Jhonatan Almada.
A unidade está localizada na Travessa Castelo Branco, s/n, Areia Branca. O Iema funciona desde 2015 e conta com 30 Unidades entre Plenas e Vocacionais em todo o Maranhão.
O Governo do Maranhão deve inaugurar outras unidades do Iema ainda este ano. A previsão é de que as próximas a serem entregues são a de Presidente Dutra e em Coroatá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário