O Governo do Estado está em uma busca ativa por novos investimentos. Sob a condução da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Maranhão foi avaliado na manhã desta segunda-feira (8) pela agência internacional de classificação de risco de crédito Fitch Ratings. Ao todo, dez órgãos participaram da reunião que apresentou a situação financeira, fiscal, previdenciária, além de principais dados socioeconômicos do Maranhão.
Reconhecida mundialmente pela sua avaliação criteriosa, a agência Fitch Ratings faz, anualmente, uma reunião técnica para avaliar o risco de crédito do Estado. Após três anos de isolamento social e encontros por videoconferência, a agência visitou o Maranhão para uma reunião presencial no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
A análise leva em conta dados de 2022 e as expectativas para 2023. No Brasil, apenas três municípios e seis estados já foram avaliados pela agência e o Maranhão integra este seleto grupo.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinicius Ferro Castro, este encontro cumpre com uma etapa importante para o Governo do Maranhão no âmbito da transparência, ao apresentar os dados para a agência internacional, além de ampliar as possibilidades de angariar novos recursos com operações de crédito.
“O governador Carlos Brandão nos deu a missão de captar e garantir recursos para que nós possamos cumprir metas para as políticas públicas do Estado. O Maranhão tem uma capacidade gigantesca em várias áreas. Essa visita que recebemos de uma conceituada agência de avaliação de risco nos deixa muito confortáveis e confiantes de que vamos conseguir atingir metas e nota suficiente para que o Estado seja seguro para que os investidores venham, visualizem essas potencialidades e invistam recursos”, afirmou Vinicius.
O presidente da EMAP, Gilberto Lins, destacou a força dos atributos do Porto do Itaqui como uma das impulsionadoras do crescimento do Estado. “Essa é a responsabilidade que temos que enxergar, de buscar, atrair e desenvolver negócios, pois o Porto do Itaqui é referência para o mundo. Vamos buscar o desenvolvimento do Maranhão, essa também é nossa missão: mostrar que estamos abertos a investimentos”, disse Gilberto.
O analista Fábio Bittar, ao falar em nome da Fitch Ratings, comentou sobre a recepção da equipe do Governo do Maranhão e sobre a relevância da avaliação. “É a nossa primeira visita presencial, então é muito bom estar aqui. Podemos explicar que, no trabalho de uma agência de classificação de risco, nós produzimos análise técnica que vai informar o investidor sobre qual o risco de investir em um estado, numa empresa ou naquele projeto de infraestrutura. Talvez esse seja o maior benefício do rating, de informar ao mercado o que esperar de risco e retorno de atuar naquele local”, explicou Fábio.
Após a reunião, os presentes realizaram uma visita técnica à área de operações do Porto de Itaqui. Além do secretário da Seplan, Vinicius Ferro Castro e do presidente da EMAP, Gilberto Lins Neto; também participaram da agenda: o secretário de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Guilberth Marinho Garcez; a presidente Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Iprev), Raysa Queiroz Maciel; o diretor presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira; o procurador geral Adjunto do Estado para Assuntos Judiciais da Procuradoria Geral do Estado, Túlio Simões; demais servidores das respectivas equipes técnicas, além de servidores representando Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). A Fitch Ratings foi representada pelos analistas Fábio Bittar e Carlos Ramirez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário