Neste aniversário de 411 de São Luís, celebrado no dia 8 de setembro, o Governo do Maranhão comemora não apenas o passado rico e culturalmente diversificado da cidade, mas também olha para o futuro com uma visão de prosperidade. Em meio às celebrações, são destacados os significativos investimentos do estado em segurança pública e cidadania. Essas ações têm ajudado a construir uma São Luís mais segura, inclusiva e promissora para todos os ludovicenses.
Segurança Pública
O Governo do Maranhão já acumula mais de R$ 17 milhões em investimentos na segurança ludovicense, com um total de 24 obras que incluem serviços de adequação, revitalização, ampliação e construção de delegacias de Polícia Civil, batalhões da Polícia Militar, aquisição de armamento, viaturas e na qualificação de policiais, além da aquisição de um Caminhão de Combate a Incêndio para serviço exclusivo no Centro Histórico. Um grande destaque para o já inaugurado Complexo de Segurança Pública da Vila Maranhão, construído em parceria com a LIGGA – Projeto Porto São Luís, para ser um reforço importante para a segurança de moradores da região e do entorno. Deste total de 24 obras, 13 delas já foram concluídas e devem ser entregues à população durante todo o mês de aniversário da capital.
Ainda em benefício da segurança da capital, estão em execução mais 12 obras que devem ser entregues até dezembro de 2023, como a reforma e ampliação do complexo CSU do 2º Batalhão e das delegacias do 7° Distrito Policial em São Luís (Bairro Habitacional Turu), do Plantão Geral no Bairro Cohatrac, Delegacia de Roubos e Furtos da Vila Palmeira, do 13º Distrito Policial e do 15º Distrito Policial, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente do Centro/Beira Mar, Complexo Itaqui-Bacanga (Plantão Central), além das reformas da Delegacia Geral de Polícia (Marquise) e do auditório Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
Também estão em execução os serviços de manutenção do prédio anexo do Palácio dos Leões onde funciona a Companhia de Polícia de Guardas Independente. Também estão em obra de reparos o muro, estacionamento, passeio, lixeira, passarela e guarita da Funac Vinhais, bem como s serviços de estabilização do talude do Corpo de Bombeiros, no Bacanga.
Ainda como parte do fortalecimento da segurança pública, em São Luís, ainda nesta semana, o Governo programou a promoção de 66 oficiais da PM e 35 oficiais do Corpo de Bombeiros, tanto da capital quanto do interior do estado. A iniciativa estadual reconhece e valoriza o comprometimento desses profissionais em proteger os ludovicenses, além de assegurar um maior nível de treinamento, capacitação e experiência, o que resulta em uma força de segurança mais competente e preparada para lidar com desafios complexos.
Os investimentos do Governo do Estado na garantia da ordem pública já são notáveis nos oito primeiros meses de 2023, se comparado com 2022, com a diminuição nos crimes de homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte), que são categorizados como crimes violentos letais intencionais. Os dados são do boletim periódico da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
Este avanço é especialmente notável na categoria latrocínio, que registrou uma redução de 55%, quando comparado com o mesmo período de 2022. Os homicídios também diminuíram cerca de 26%. Vale ressaltar que não houve registro de lesão corporal seguido de morte na Grande Ilha neste ano.
“Todo esse investimento teve reflexo na redução dos índices de criminalidade. Na ilha de São Luís, tivemos uma redução de quase 30% dos crimes violentos letais intencionais que são homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. O governador Carlos Brandão tem priorizado esses investimentos na segurança pública para beneficiar a população de São Luís, da Grande Ilha e de todo o Estado do Maranhão, para que todos tenham tranquilidade e bem-estar social”, pontuou o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Maurício Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário