terça-feira, 11 de abril de 2023

Secretaria de Segurança Pública debate medidas do Governo para reforço da segurança escolar


O Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, se reuniu, nesta segunda-feira (10), com representantes do Ministério Público do Maranhão (MPMA), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), além de entidades representativas de escolas com o objetivo de tratar medidas que reforcem a segurança no entorno das escolas.

Durante a reunião, o secretário Maurício Martins informou que as forças de segurança pública do estado já atuam de forma preventiva, com ações de inteligência, policiamento e ações educativas, lado a lado da comunidade escolar, e assegurou o compromisso do governo com reforço a todas essas ações.

“De forma preventiva, o governador Carlos Brandão determinou, desde o início do calendário escolar deste ano, o reforço de todas as ações que envolvam a segurança escolar. E nós estamos fazendo isto com prioridade”, garantiu Maurício Martins. O secretário de Segurança também destacou a importância da reunião para o reforço do diálogo a fim de garantir um ambiente escolar seguro.

“É fundamental ampliar e manter este diálogo que estamos tendo hoje para o reforço das ações integradas envolvendo todos os entes do poder público e da sociedade civil para garantir um ambiente seguro para estudantes, seus familiares e profissionais do ensino”, disse.

Reforço da segurança
Como medida, a Secretaria de Segurança Pública informou que a partir desta segunda (10), além do Batalhão Escolar e Ronda Escolas, a Policia Militar está orientada a intensificar o trabalho de patrulhamento com viaturas, realizando rondas abordagens e pontos fixos no entorno das escolas públicas e privadas de todo o estado.

A atuação do Batalhão Escolar e da Ronda também será reforçada com mais efetivo e viaturas policiais exclusivas destacados para o trabalho.

Em 2023, desde o início do calendário letivo todas essas ações foram reforçadas e continuarão sendo intensificadas com a ampliação do efetivo policial e de viaturas para a atividade. “Para isto, a SSP garantiu mais viaturas, aumento do efetivo policial, entre outras ações para reforçar a atuação do Batalhão Escolar”, destacou o subcomandante da PM, coronel Aritanã Lisboa.

Das forças de segurança, participaram ainda da reunião o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Célio Roberto Araújo; o delegado Geral da Polícia Civil, delegado Jair Paiva; a comandante do Batalhão Escolar, capitã Josmara Aguiar.

O promotor da Educação, Paulo Avelar, ressaltou que o MP está atento às questões de segurança nas escolas. “A reunião de hoje foi importante para que possamos iniciar nesse trabalho e enfrentar essas questões. O Ministério Público está atento e irá colaborar somando esforços para impedir a ocorrência de futuros problemas”, falou.

O presidente da Famem, prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, parabenizou a iniciativa do governo. “Parabenizo essa iniciativa do Governo, conduzida pelo secretário Maurício Martins, que se mostra atento a essas questões, se antecipando e trazendo ações concretas de reforço da segurança nas escolas. A Famem estará empenhada em contribuir para que os municípios permaneçam com escolas seguras para pais, alunos e professores”, afirmou.

Além de representantes das forças de segurança pública do Maranhão, também participaram da reunião representantes da Associação Maranhense de Escolas Particulares, do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino da Rede Particular do Maranhão e de outras entidades que representam os diversos segmentos da comunidade escolar.

“Com a proposta da Secretaria de Segurança, nós saímos daqui com o sentimento de que as medidas para garantir a segurança das escolas estão sendo tomadas. Quem ganha com essa ação conjunta do poder público, escola e pais é a sociedade”, finalizou Rodrigo Guará Nunes, presidente da Associação de Pais e Alunos do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário