terça-feira, 11 de abril de 2023

SES acompanha ações de acolhimento para pessoas com Transtorno de Espectro Autista e familiares na Casa TEA 12+

 


Equipes da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) acompanharam, nesta segunda-feira (10), as atividades de acolhimento no Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com Transtorno do Espectro Autista (Casa TEA 12+), na Cohab, em São Luís. 

Inicialmente, os profissionais da Casa TEA 12+ realizam atividades de orientação e escuta qualificada, para contribuir na condução da prática que será adotada pela equipe composta por Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Assistência Social, Musicoterapia e Arteterapia. Após esse período, será iniciado o atendimento terapêutico.

Casa TEA 12+
O atendimento da Casa TEA 12+ está organizado para três públicos: o primeiro público é quem era atendido em algum centro de reabilitação da rede SES e atingiu a idade 12 anos; o segundo público são os pacientes com idade 12+ que já possuem diagnósticos TEA e que possuem laudo de médico neurologista ou psiquiatra com solicitação para tratamento e que precisam iniciar o acompanhamento na rede estadual; e o terceiro público é formando por pessoas com 12 anos ou mais com suspeita de TEA e que ainda precisam fechar diagnóstico para iniciar o acompanhamento em unidade estadual. 

O Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com Transtorno do Espectro Autista (Casa TEA 12+) foi entregue, no dia 4 de abril, pelo governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário