O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou nesta quarta-feira (30), a obra do bunker que abrigará o acelerador linear para radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão e está em construção atrás do Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira. Atualmente, a obra do bunker está com 80% dos serviços de infraestrutura concluídos.
“A parceria com o Ministério da Saúde tem rendido avanços significativos para o Maranhão. No atendimento oncológico, seguimos com o processo de modernização de serviços, como por exemplo o bunker de radioterapia. Com custo de quase R$ 33 milhões, o espaço vai melhorar o acesso a procedimentos de radioterapia e inovar com a assistência de braquiterapia, ampliando o tratamento ao câncer no estado”, destacou o secretário Tiago Fernandes.
A obra faz parte do plano de expansão de radioterapia, financiada e executada pelo Ministério da Saúde. Com o aparelho, será ampliado o atendimento de radioterapia no estado. A obra deverá ser entregue em dezembro deste ano e o início dos atendimentos estão previstos para fevereiro de 2024.
Com o investimento na área oncológica, serão realizados exames de radioterapia e braquiterapia, um tipo de ‘radioterapia interna’ voltada para partes específicas do corpo humano. Neste exame, o foco será para a assistência de pacientes com câncer de mama, de útero e próstata.
“É algo que com toda certeza irá garantir a prestação de um serviço de excelência e qualidade à população maranhense. A expectativa é atendermos uma média de 70 pacientes por mês”, explicou o secretário adjunto de Engenharia e Administração da SES, Hugo Ferro.
O espaço contará com consultórios, recepção, sala de preparação e observação de pacientes e salas administrativas. Nos locais onde vão ser instalados os equipamentos que realizarão os exames de radioterapia e braquiterapia, as paredes e pisos foram construídos com 1,1 metro de espessura, garantindo a segurança dos pacientes e profissionais.
“Como são equipamentos que têm emissão de partículas radioativas, é necessário que a construção seja precisa, de forma que os ambientes sejam altamente controlados na garantia de operações seguras para os pacientes”, explicou o engenheiro do Ministério da Saúde e responsável pelo monitoramento da construção do bunker, Dante Luz.
Acompanhando a visita técnica, o engenheiro responsável pela construção, Leandro Martins, detalhou as etapas que virão. “O próximo passo será o acabamento, com a instalação da tubulação de gases, hidráulica e refrigeração. Também colocaremos uma central de água gelada para atender ao bunker, revestimento de piso cerâmico e iluminação”.
Para tratamento oncológico as unidades de referência de gestão estadual são: o Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís, e o Hospital Regional Everaldo Aragão, em Caxias; além do Hospital São Rafael e Oncoradium Radioterapia, em Imperatriz, que atendem os usuários do SUS através de contrato firmado pelo Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário