Nesta segunda-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Centro Tático Aéreo (CTA) combateram um incêndio em área de vegetação do Sítio Santa Eulália, em São Luís. Desde julho, o CBMMA realiza a Operação Maranhão Sem Queimadas para intensificar o combate e redução dos focos de incêndio em todo o estado. Ao longo de 2023, na Grande Ilha, já foram combatidas 149 ocorrências do tipo.
A ocorrência registrada nesta segunda-feira (25) aconteceu em área da Via Expressa nas proximidades do bairro Jaracati. As chamas foram combatidas com o apoio da aeronave Águia-2, do CTA, utilizando o equipamento Bambi Bucket, que permite realizar o combate a incêndios com aproximadamente 545 litros de água.
O uso da aeronave foi fundamental para apoiar as equipes de solo do CBMMA e reduzir o tempo resposta da operação, evitando que o fogo se alastrasse e causasse maiores danos.
Segundo dados do CBMMA, neste ano, em toda a Grande Ilha, já foram combatidos 149 incêndios em vegetação. Deste total, 62 ocorrências ocorreram somente no mês de setembro.
Maranhão Sem Queimadas
O combate a incêndios em área de vegetação em todo o estado foi intensificado desde julho quando foi lançada a Operação Maranhão Sem Queimadas, que segue até dezembro. Além do trabalho de conscientização para o correto uso do fogo, a operação contempla monitoramento das regiões, apoio às comunidades, contenção de ocorrências e medidas de apreensão de equipamentos, se for necessário.
Com a estiagem, a vegetação fica mais seca e, somado ao calor, mais propensa a incêndios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), atualmente, o Maranhão é o quarto estado do país em número de focos de queimadas. Ainda segundo o órgão, no mês de agosto de 2023 o Maranhão apresentou 30% de redução no número de incêndios em áreas florestais em comparação a agosto do ano passado.
Os focos de calor se configuram por temperaturas a partir de 47 graus centígrados e são captados pelos satélites, em ambientes como telhados, placas solares e afins. A queimada é originada do ato de limpeza de áreas, com uso do fogo, que só é considerada legal se autorizada pelo órgão de competência e seguindo critérios de manejo.
A Operação Maranhão Sem Queimadas tem apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e coordenadorias de Defesa Civil nos municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário