terça-feira, 26 de setembro de 2023

Profissionais da EMSERH participaram de ações alusivas ao Setembro Amarelo

 

Um espaço de diálogo e promoção da saúde mental. Esta foi uma das temáticas da roda de conversa realizada esta semana por equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Bacelar Viana com os colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), no Espaço Cuidar, no anexo 2 da empresa, em São Luís. 

Para ação, o setor de Saúde Ocupacional e a diretoria de Gestão de Pessoas da EMSERH mobilizaram equipes CAPS III Bacelar Viana e, na segunda-feira (25), durante a atividade, foram apresentadas roda de conversas, bem como estratégias para ajudar a diminuir o estresse, como automassagens, técnicas de respiração, dentre outras. 

A coordenadora do CAPS III Bacelar Viana, Margiane Neves, explica a importância de tratar deste assunto nos ambientes de trabalho. “A gente cuida de saúde e as vezes se negligencia. No ambiente de trabalho as pessoas, em geral, têm muita cobrança e hoje mostramos algumas estratégias para as pessoas se auto avaliarem e pensarem no que podem fazer por si naquele momento de muito estresse. Para manter a saúde mental, é fundamental tirar pelo menos cinco minutos por dia para fazer algo por nós mesmos, como uma simples caminhada ao ar livre. É impressionante o impacto que pequenas atitudes como essa causam em nossas vidas”, destacou. 


A psiquiatra Bianca Pessoa foi uma das facilitadoras da ação e pontua que as pessoas precisam cuidar da saúde mental, assim como cuidam da saúde física. “Hoje aqui nosso objetivo principal foi falar sobre técnicas de autocuidado, como diminuir o estresse, melhorar as relações sociais. Chamar atenção para o fato que ter saúde mental não é algo passivo. A gente precisa buscar, praticando atividade física, cultivando boas relações e bons hábitos”, ressaltou. 

A analista ambiental Samantha Fraga atua na gerência de Meio Ambiente e aprova a iniciativa. “Saúde mental é manter a harmonia entre os sentimentos positivos e negativos que enfrentamos diariamente, o que nos ajuda a ter relações saudáveis, sejam elas interpessoais, profissionais ou até mesmo individuais. Essa roda de conversa foi extremamente importante para propor aos colaboradores uma reflexão de possíveis causas e efeitos do dia a dia na nossa saúde mental”, disse. 

Quem também participou da roda de conversa foi a técnica de segurança do trabalho, Luciana Sodré. Ela destaca que ações assim possibilitam as pessoas que precisam de ajuda e nem percebem, a buscarem tratamento. “Gostei muito inclusive essa temática deveria ser abordada não só em setembro, mas o ano todo, pois atualmente uma grande parte população está adoecida mentalmente e muitas não procuram ajuda. Abordar esses temas na empresa pode nortear as pessoas que precisam de tratamento e não se dão conta disso”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário