terça-feira, 12 de setembro de 2023

Projetos do vereador Gutemberg Araújo viram leis que atendem demandas dos ludovicenses

 


Propostas nas áreas da cidadania, educação, social, apresentadas pelo vereador Gutemberg Araújo, são promulgadas, gerando leis que atendem a diversas demandas dos ludovicenses. Os textos tramitavam na Câmara Municipal de São Luís e, seguindo procedimentos foram encaminhados para análise das comissões devidas, votados e aprovados pelos parlamentares, e promulgados pela presidência da instituição. Totalizaram 27 propostas promulgadas, fruto de matérias do parlamentar.

“São propostas originadas de projetos de lei, que agora são leis, em diversas áreas e vão garantir direitos e políticas públicas importantes aos ludovicenses”, pontuou Gutemberg Araújo.

Saúde

Na área da saúde, a Lei n° 7.290, trata da obrigatoriedade da fixação de placas informativas nas barracas das praias de São Luís, alertando sobre os riscos de câncer de pele. A Lei 7.313, acrescenta o art. 3-A à Lei Promulgada nº 453, para determinar a afixação de seu texto em locais de fácil acesso e visualização nas instituições de saúde públicas, em São Luís. A Lei 7.317, inclui o absorvente íntimo feminino na lista de produtos das cestas básicas, distribuídas às famílias carentes pela Prefeitura. A Lei 7.315, institui políticas públicas para minimizar os impactos financeiros e psicológicos sofridos por crianças e adolescentes que perderam pais ou responsáveis para a Covid-19.

A Lei 7.170, cria o ‘Dia Municipal de Combate às Doenças Inflamatórias Intestinais. A lei 7.187, trata da adoção de programas de prevenção à Septicemia e de protocolo de diagnóstico e tratamento, por hospitais, clínicas e unidades de saúde, públicos e privados, que prestem serviços de saúde no âmbito do SUS, no Município de São Luís, e dá outras providências. A Lei 7.193, cria o Programa Municipal de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar. A Lei 7.228, autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder 14º (décimo quarto) salário emergencial aos servidores e prestadores de serviço público na saúde municipal, envolvidos diretamente ou indiretamente no combate ao Vírus Sars – CoV-2 (Covid-19).

Ainda na saúde, a Lei 7.388, inclui no Calendário Oficial de São Luís, o dia 12 de maio como o Dia Municipal da Enfermeira e do Enfermeiro; e a Lei 7.389, inclui no mesmo calendário, o dia 20 de maio como o Dia Municipal do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A Lei n° 7.406, dispõe sobre debates com tema na obesidade infantil, através do Programa de Prevenção e Controle do Diabetes, para crianças e adolescentes matriculados nas Escolas da Rede Pública Municipal, e dá outras providências. A Lei 7.164, estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados, em São Luís, às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Educação

Na educação e cidadania, a Lei n° 7.326, cria o Dia Municipal da Troca de Livros, na rede escolar municipal. A Lei 7.169, estabelece a fixação de miniatura das bandeiras da República Federativa do Brasil, do Estado do Maranhão, do Município de São Luís e do órgão municipal, se houver, em instituições municipais da capital. 

Alimentação

Para garantir segurança alimentar, a Lei n° 7.292, que cria o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos. 

Sustentabilidade

Na área de segurança, a Lei 7.305, que determina soluções para carregamento de veículos elétricos em edifícios, condomínios residenciais e comerciais da capital.

Gênero

Promovendo a dignidade, respeito e segurança das mulheres, a Lei 7.306, determina a fixação de cartazes em condomínios residenciais, comerciais, conjuntos habitacionais, mistos, associações residenciais, associações de moradores e outras organizações, que contenham informações sobre o atendimento a mulheres em situação de violência.

Direitos

Pela garantia de direitos, acessibilidade, inclusão e igualdade, o parlamentar teve promulgada a Lei 7.308, trata da divulgação dos direitos da pessoa portadora de câncer. A Lei n° 7.316, cria o programa ‘Rua para todos’.

A Lei 7.413, cria a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino. E a Lei 7.246, cria o Programa Cidade Amiga do Idoso.

Para proteção dos animais, a Lei 7.338, cria a Praça dos Pets, espaço público para cães, gatos e animais de pequeno porte.

Cultura

Na cultura e entretenimento, a Lei n° 7.319, institui o Festival de Artes nas escolas públicas municipais; a Lei 7.327, institui a Semana Cultural do Município de São Luís; a Lei 7.368, inclui, no Calendário Oficial de São Luís, o dia 10 de agosto como Dia da Literatura Maranhense. A Lei 7.407, considera de Utilidade Pública o Rotary Club de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário