quarta-feira, 22 de maio de 2024

Famem em maus lençóis


A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, deu pouca importância à XXV edição da Marcha dos Prefeitos, que ocorre nesta semana em Brasília.

O Blog Eduardo Ericeira, em contato com alguns prefeito maranhenses, ouviu vários depoimentos melancólicos por conta da falta de atenção que vem sendo dada pela entidade, que há tempos atrás, era tão representativa, desmerecer por exemplo, um evento tão importante e significativo para os gestores municipais, como é a Marcha para Prefeitos.

O Maranhão inclusive, deve neste ano de 2024, ter uma das menores comitivas na capital federal, o que enfraqueceria o estado em um momento em que mais deveria demonstrar força e representatividade. A Marcha deve ser esvaziada pela comitiva maranhense, justamente pela falta de articulação por parte da Famem.

Alheia à significativa representatividade do estado na Esplanada dos Ministérios, com o bom diálogo entre o Governo do Estado e o Governo Federal, com a presença de Ministros de Estado do Maranhão, como André Fufuca (Esporte) e Juscelino Filho (Comunicações), tendo um vice-governador do estado, Felipe Camarão, do mesmo partido do Presidente Lula, a atual gestão da Famem, não consegue tirar proveito de tudo isso.

Dessa forma, a entidade municipalista, a maior do Maranhão, ou pelo era para ser; parece virar às costas para temas fundamentais para os prefeitos maranhenses, como o repasse de verbas federais para os municípios, que reclamam da falta de recursos para serem aplicados em benefícios à população.

Com a desoneração da folha de pagamento, a entidade não conseguiu empolgar gestores a participarem do evento deste ano. Só vamos saber ao certo como se dará essa representatividade quando de fato o evento acontecer, mas a expectativa é que menos de 50 prefeitos maranhenses viagem à Brasília.

O fracasso na Marcha dos Prefeitos, caso ocorra para o Maranhão, evidenciaria o fracasso do Presidente da Famem, Ivo Rezende, prefeito de São Mateus que tentará à reeleição neste ano e do diretor Miltinho Aragão, uma espécie de comandante da entidade, que é ex-prefeito de São Mateus e tio de Ivo Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário