quarta-feira, 29 de maio de 2024

Vigário-geral dá detalhes das celebrações de Corpus Christi em São Luís

 

Na véspera do feriado de Corpus Christi (30 de junho), o padre Everaldo Araújo, vigário-geral da Arquidiocese de São Luís, foi o convidado do programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta quarta-feira (29). O religioso falou sobre a importância da celebração, a história e o significado para a Igreja Católica, entre outros pontos.

Padre Everaldo Araújo reforçou o convite para a solenidade que será realizada nesta quinta-feira (30), às 17h, no Estádio Nhozinho Santos. Quem puder, também pode doar 1 kg de alimento não perecível – que será entregue a pessoas em situação de vulnerabilidade na região de São José de Ribamar.

O pároco reafirmou o significado da festa, que celebra o Corpo de Cristo. “É o momento onde os católicos vão às ruas para manifestar a sua fé, a sua crença na presença real de Jesus Cristo e na Santa Eucaristia. É isso claramente o significado dessa solenidade, é uma profissão de fé pública”, observou.

Ele também destacou a história da celebração através dos tempos. “Tem o seu início no século XII e foi uma visão de uma religiosa, Irmã Juliana, e nessa visão tem uma imagem de uma espécie de círculo, de um sol, de uma lua, manchada por um traço escuro. E, na interpretação dessa visão, ela entende que faltava na igreja uma festa litúrgica com essa dimensão pública, porque não havia uma celebração com essa dimensão de publicidade da Eucaristia”, contou.

O padre relatou que a irmã buscou as autoridades religiosas da época, encontrou resistência, mas, depois de certo tempo o Papa Urbano IV expandiu a celebração. Ele também ressaltou a tradição de confeccionar os tapetes coloridos a partir de materiais diversos.

Sobre o rito em si, o religioso destacou: “Não é ter a procissão e, depois, a missa, como nós costumeiramente fazemos nos festejos. É a celebração da própria missa, seguida de uma profissão de fé pública”. O objetivo é mostrar que a presença de Jesus Cristo não se restringe ao templo, mas na vida como um todo.

Importância

O aumento da importância da festa nos últimos anos também foi tratado pelo padre. Ele informou, inclusive, que para este ano são esperadas 211 caravanas vindas do interior do estado.

Além disso, já foram comercializados 17 mil kits de Corpus Christi em 2024, contra 11 mil no ano passado. O kit é composto por bolsa, camisa, livro, vela, balão, porta velas e outros. O vigário-geral informou ainda que, dentro da Arquidiocese de São Luís, a festa engloba os quatro municípios da Ilha e mais 11 do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário