sexta-feira, 31 de maio de 2024

Secretário de Saúde dialoga com gestores regionais do Maranhão

 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reuniu-se nesta quarta-feira (29) com gestores regionais para debater ações em saúde. O encontro ocorreu durante a 1ª Oficina de Qualificação de Gestores das Unidades Regionais de Saúde, no Ceuma Innovation Experience (CIX), em São Luís (MA).

Durante o encontro, o secretário Tiago Fernandes fez a entrega de 54 computadores, que serão enviados às 18 Unidades Regionais de Saúde (URS), sendo que cada uma receberá três equipamentos no total. Os equipamentos fazem parte do plano de investimento e melhorias estruturais dos espaços, uma vez que eles representam a SES nos territórios.

"Buscamos um sistema de saúde cada vez mais resolutivo para os usuários do Sistema Único de Saúde. Diante disso, a oficina também serviu como um momento para reconhecer desafios e ajustar estratégias que possibilitem servir e contribuir para transformar a realidade dos maranhenses", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

 

Oficina

O encontro contou com a participação dos gestores das Unidades Regionais de Saúde (URS) e os diálogos foram focados no tema “Regionais de Saúde e as Janelas de Oportunidades do SUS”. Iniciada na segunda-feira (27), durante os três dias de oficina, os participantes puderam ainda discutir os macroprocessos da Atenção Primária em Saúde (APS), Vigilância Epidemiológica e suporte ofertado pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA).

Além disso, os gestores compartilharam experiências exitosas fruto de ações executadas nos territórios envolvendo planificação, saúde indígena, arboviroses, entre outros; bem como a URS como porta-voz do governo, articulação territorial e rotinas administrativas.

A gestora da URS de Viana, Débora Damasceno, destacou a importância da oficina. "Os três dias de encontro foram muito proveitosos. Eu parabenizo a iniciativa do nosso secretário Tiago Fernandes, pois sairemos daqui com uma bagagem maior. Também agradecemos pelos computadores doados, estávamos precisando e com certeza faremos bom uso deles".

Para Tiago Fontenele, que é gestor da URS de Bacabal, foram três dias de aprendizado e troca de experiências. "A reunião foi muito proveitosa cujo o intuito foi a gente se aproximar e compartilhar nossos problemas e sair daqui com soluções. Acredito que é dessa forma que faremos um bom trabalho nos municípios, melhorando esses indicadores e melhorando o papel do governo e das nossas regionais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário