sexta-feira, 10 de maio de 2024

Por que não o afastamento? Mesmo enfrentando processo de cassação, Domingos Paz poderá ficar na Câmara até agosto, às vésperas da eleição

 

Não será surpresa diante de tanta morosidade por parte da Câmara de São Luís, o vereador Domingos Paz, permanecer ocupando uma das cadeiras do legislativo municipal, pasmem-se caros leitores, até agosto.

Isso mesmo até agosto, faltando apenas um mês para eleição.

Não para por aí! Há brechas legais ainda que podem permitir que ele concorra até a reeleição, claro que dificilmente deve se reeleger diante de tão graves denúncias de assédio e estupro, ainda mais dependendo do voto feminino, já que as vítimas que denunciaram o parlamentar são todas mulheres, que se disseram violentadas de várias formas, entre elas fisicamente e psicologicamente.

Há outras questões a serem avaliadas, como o desgaste da Câmara com a presença do denunciado. Por várias vezes o debate envolvendo o legislativo municipal se concentra em saber qual o desfecho que essa história terá?! Isso já se estende há praticamente dois anos, já que a primeira denúncia feita contra Domingos Paz, foi ainda no final de 2022, e desde então, os olhos se voltaram para Câmara de São Luís aguardando uma resposta, que nunca veio.

Somente agora, passado quase dois anos da primeira denúncia envolvendo o parlamentar, que o processo de cassação do mandato do vereador por quebra de decoro parlamentar, está tramitando na Casa Legislativa. Após o parecer favorável da Comissão de Ética ter sido apreciado também em plenário por unanimidade, por 25 vereadores, uma nova comissão foi formada para dar prosseguimento ao processo, e a resposta pode vir somente em 90 dias, ou seja, só em agosto, apesar de não ser uma obrigatoriedade, o parecer pode ser apresentado antes no plenário. 

Enquanto isso, Domingos Paz poderá continuar frequentando a Câmara de São Luís tranquilamente, como se nada estivesse acontecendo, ou não!

Domingos Paz pode ser afastado imediatamente do mandato, enquanto o processo tramita na Câmara de São Luís. O afastamento pode se dar de duas formas: a pedido da Mesa Diretora da Câmara ou o Ministério Público requerer a Justiça.

Agora é aguardar pra ver quais serão as cenas dos próximos capítulos, se Domingos Paz ficará até agosto na Câmara, ou será afastado antes, ou sequer será cassado, se prevalecerá as provas já mostradas a Comissão de Ética ou o corporativismo. A sociedade está de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário