sexta-feira, 21 de junho de 2024

Maria da Graça Amorim toma posse como desembargadora do TJMA


Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 21, tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Maria da Graça Amorim. A nova desembargadora ingressou no Poder Judiciário pela vaga do quinto constitucional reservada ao Ministério Público do Maranhão, instituição na qual foi promotora de justiça por 32 anos.

 

Autoridades das instituições do sistema de justiça e dos poderes Legislativo e Executivo municipal e estadual, além de representantes da sociedade civil, participaram da posse realizada na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, na praça Pedro II.

 

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da corte, desembargador Froz Sobrinho, que deu as boas-vindas a todos os presentes e saudou a desembargadora empossada.

 

Do Ministério Público do Maranhão, compôs a mesa o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra, que representou o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro.

 

No começo da sessão, foi entregue a medalha especial do mérito Cândido Mendes à empossada. O discurso de saudação à nova magistrada foi proferido pela desembargadora Márcia Cristina Chaves. “Minha mensagem é de boas-vindas, destacando o novo momento em que vive o Judiciário brasileiro com a ascensão de mulheres em seus mais altos cargos hierárquicos. É com alegria e respeito redobrado que exalto a sua chegada a esta corte de justiça”.

 

Em seu discurso, Maria da Graça Amorim destacou a importância da instauração do Estado Democrático de Direto, após a Constituição de 1988, e a fraternidade humana. “Respeitando as opiniões contrárias, sedimentamos o estado democrático; enfrentando a impunidade, concedemos valor ao Direito; combatendo as injustiças, damos chance à paz social. Todas essas premissas eu entendo como ponto de embalo conciliatório o princípio da fraternidade”, ressaltou

 

Também compuseram a mesa o presidente José Sarney; o ministro do Supremo Tribunal Federal Nunes Marques; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Sebastião Madeira, que representou o governador Carlos Brandão; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Maranhão, Kaio Victor Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário