sexta-feira, 21 de junho de 2024

CASO DOMINGOS PAZ: Aumenta a pressão contra Comissão Processante

 

A Comissão Processante da Câmara de São Luís é formada pelos vereadores Chico Carvalho (Presidente), Fátima Araújo (Relatora) e Edson Gaguinho (Membro).

Recentemente o Blog Eduardo Ericeira trouxe como está se dando as tratativas internamente na comissão e há o risco sim, mesmo diante de denúncias tão graves contra o colega vereador, que haja o tão repudiado corporativismo.

A sociedade cobra uma resposta há muito tempo, desde o final de 2022, quando da primeira denúncia contra Domingos Paz, vereador de São Luís denunciado por várias mulheres pelos crimes de assédio e estupro. Sequer Domingos Paz foi afastado, trabalha tranquilamente, ou não, já que pouco aparece na Câmara e por conta de ser denunciado por crimes tão graves, está limitado a debater assuntos no legislativo voltados para defesa das crianças e mulheres.

Somente agora, passado cerca de dois anos desde o início das denúncias, iniciou-se uma movimentação na Câmara. Por unanimidade, o plenário da Casa Legislativa, 25 dos 31 vereadores, ampla maioria decidiu dar prosseguimento as denúncias encaminhadas contra Domingos Paz para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Porém, há para a frustação das vítimas de Domingos Paz e da sociedade geral, tudo acabar em pizza, e a Câmara de São Luís, não dar a resposta esperada por boa parte da população, que é a cassação do vereador denunciado.

Edson Gaguinho adota uma postura de defesa a Domingos Paz, Fátima Araújo, mesmo sendo mulher, agora resolveu pedir exame grafotécnico que pode durar até 90 dias e Chico Carvalho, o que parece adotar uma postura mais séria diante de denúncias tão graves, segue com os trabalhos na Comissão Processante sem data definida para um parecer final.

O próximo mês já é de recesso, após julho já é agosto, isso a cerca de dois meses da eleição e Domingos Paz mesmo denunciado por estupro e assédio, segue como vereador de uma capital, com o aval da Câmara de São Luís, que ignora todo clamor por parte da população em defesa do colega vereador denunciado.

Entidades de Defesa da Mulher voltarão a protestar na Câmara na próxima semana.

"Os movimentos feministas lutam há 2 anos pela apuração e cassação do mandato do vereador Domingos Paz, acusado de estupro de vulnerável e assédio sexual. Após pressão ininterrupta dos Movimentos Feministas foi formada uma Comissão de Ética que deu parecer favorável e apontou pela cassação de Domingos Paz, sendo aprovada pelo plenário da Câmara de São Luís. Agora, o que se vê, é a Comissão Processante  tentar arquivar o processo.   Esse arquivamento é pressionado pela Vereadora fundamentalista Fátima Araújo do PCdoB e o vereador Gaguinho amigo do acusado que tentam protelar mais uma vez a decisão deste legislativo . Não vamos aceitar. Todos na Câmara na próxima 3ª feira", diz o comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário