terça-feira, 25 de junho de 2024

VÍDEOS: Na educação Braide, alunos não sabem se estudam ou se abanam em sala de aula pelo calor

 

A diretoria do Sindeducação visitou a UEB São José, no bairro do Turu. A escola é mais uma da rede municipal de ensino que sofre com problemas de climatização. 

Apesar da Prefeitura de São Luís ter instalado ar-condicionado nas salas de aula, nenhum funciona, seja por problemas na rede elétrica ou por falta de manutenção adequada.

A unidade passou por algumas intervenções no ano de 2022, recebendo melhorias no forro e os aparelhos para climatização. Algumas janelas das salas foram fechadas com tiras de isopor para que os ambientes pudessem ser climatizados e, como os aparelhos não funcionam, inclusive há muitos ventiladores quebrados, o calor é insuportável. 

Nos vídeos a seguir, aparecem os alunos se abanando dentro de sala de aula.


O descaso na gestão Braide não para por aí!

Ainda segundo o Sindeducação, o sol do período da tarde, por exemplo, reflete diretamente nas lousas e os alunos reclamam que não conseguem enxergar o que os professores escrevem. Há também, um bebedouro sem funcionar direito. Os banheiros feminino e masculino, apenas um vaso sanitário funciona, enquanto outros estão interditados por falta de manutenção. 

Devido ao forte calor, os docentes decidiram fazer uma “Operação Tartaruga” e as aulas foram reduzidas para 35minutos/cada, para que os estudantes saiam mais cedo. Segundo os profissionais da educação que atuam na escola, é humanamente impossível a permanência das crianças nessas condições por um longo tempo na escola.

Além dos problemas na infraestrutura, a escola está sem gestor há três anos. 

Por não ter uma quadra ou espaço de convivência, alguns alunos relataram que estão usando a biblioteca para fazerem atividades de lazer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário