O Blog Eduardo Ericeira obteve informações de que o parecer da Comissão Processante que investiga a conduta de Domingos Paz pode ser divulgado ainda este mês.
A comissão é formada pelos vereadores Chico Carvalho (Presidente), Fátima Araújo (Relatora) e Edson Gaguinho (Membro).
O blog ainda obteve informações de como estaria tramitando o processo. Gaguinho estaria favorável a defesa do colega parlamentar, prevalecendo o corporativismo; Fátima Araújo ainda seria uma incógnita, mas a tendência é que pelo fato de ser mulher deva pesar o seu voto favorável as vítimas que denunciaram Domingos Paz pelo crime de assédio, não sendo corporativista; já Chico Carvalho estaria disposto a levar a decisão de fato para plenário, votando a favor do afastamento e cassação de Domingos Paz. Nada mais natural a decisão do vereador Chico Carvalho, já que cabe lembrar que a decisão de dar prosseguimento a investigação contra Domingos Paz foi acatada por unanimidade na Câmara, uma decisão de 25 dos 31 vereadores, ou seja, com ampla maioria.
Ao que tudo indica, o único que desejaria retroceder dessa decisão seria Edson Gaguinho, que na oportunidade da primeira votação em plenário, para dar seguimento ao processo contra Domingos Paz, não esteve presente.
Informações ainda que chegaram ao blog dão conta que o Presidente da Câmara, vereador Paulo Victor, estaria pressionando a comissão para agilizar o parecer e que decidisse pelo arquivamento. Gaguinho já teria acatado o pedido do presidente, Chico Carvalho não teria se curvado e Fátima Araújo não teria ainda se manifestado. Aliás, mesmo Domingos Paz sendo denunciado por várias mulheres pelo crime de assédio desde 2022, praticamente não houve nenhuma manifestação de repúdio por parte das vereadoras que compõem a Casa, incluindo Fátima Araújo, a única que de fato tem tido uma postura mais firme e contundente em defesa das vítimas e das mulheres e dado uma resposta a sociedade é a vereadora Silvana Noely.
Em ano de eleição e com um debate que já se arrasta há quase dois anos, o parecer da Comissão Processante se torna ainda mais aguardado pela sociedade ludovicense. A pressa de Paulo Victor, bem como a dos vereadores de São Luís se dar justamente nesse sentido, do desgaste que a Câmara de São Luís enfrenta por conta desse debate que já ocorre há meses.
São Luís está cheia de problemas, a Câmara sendo um espaço para debate e proposições que possam resolver as demandas da cidade e melhorar a vida da população, se vê tendo que por muitas vezes concentrar seus esforços em um debate negativo sobre um membro da Casa Legislativa, denunciado pelos crimes de assédio e estupro de vulnerável.
Finalmente o desfecho estaria próximo do final. Agora é aguardar se a Câmara encerra definitivamente esse debate e concentra as atenções para assuntos positivos a população, ou segue carregando esse fardo até outubro, data da eleição, ou final do ano, já que o mandato dos vereadores encerra no final de 2024 e a Câmara segue com uma imagem desgastada com esse debate sobre assédio e estupro de vulnerável. A sociedade aguarda uma resposta!
O Blog Eduardo Ericeira confirmou que, muito em breve, talvez ainda esta semana, Entidades de Defesa da Mulher, devem ir de gabinete em gabinete, de cada vereador, para conversar sobre o processo envolvendo Domingos Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário