Cerca de 17 pacientes foram atendidos no segundo dia do mutirão de cirurgias noturnas, executado pelo Governo do Estado, através do programa "Cirurgias – Aqui, a fila anda", na quarta-feira (21), no Hospital da Ilha. Antes do início das cirurgias, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve no local e conversou com os pacientes, acompanhando de perto essa fila de procedimentos, e apresentando as soluções estruturantes para os usuários dos serviços da rede estadual de saúde.
Na recepção principal do Hospital da Ilha, às 17h20, na quarta-feira (21), o secretário Tiago Fernandes recebeu os pacientes que foram triados para o atendimento no terceiro turno de cirurgias na unidade. O gestor estadual fez questão de afirmar que o desafio de reduzir a fila de espera por cirurgias é complexo, mas, no Maranhão, importantes iniciativas vem sendo adotadas para atender a demanda.
“A implantação do terceiro turno de atendimento de cirurgias não só assegura a expansão do atendimento aos pacientes, como mantém a execução dos procedimentos cirúrgicos de rotina, possibilitando ainda mais acesso aos serviços de saúde, e reduzindo o tempo de espera por procedimentos. O 'Cirurgias – Aqui, a fila anda', implantando no governo Carlos Brandão no estado, é um bom exemplo disso”, destacou o titular da SES, Tiago Fernandes.
Ao lado do casal Walter Pereira, de 69 anos, e da Ana Lúcia Costa, de 62 anos, o secretário Tiago Fernandes conversou sobre o atendimento cirúrgico, acolhimento realizado pela equipe da unidade, e a percepção do casal sobre o terceiro turno de cirurgias na unidade.
"O hospital é excelente. Eu estou gostando muito mesmo. O atendimento foi rápido, tanto que nem estou nervosa, mas bastante tranquila", disse Ana Lúcia Costa, que estava na unidade para cirurgia de hérnia inguinal, no turno estendido de atendimento, que iniciou às 19 horas.
Alta médica
Submetida a procedimento de remoção de pedra na vesícula nesta terça-feira (20), Girlene Castro Bezerra, de 35 anos, recebeu alta médica, quarta-feira (21), e também recebeu a visita do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes "Agora é seguir as orientações de não pegar peso, não comer comida gordurosa, não fazer força e daqui a 15 dias voltar para o retorno", disse.
Neyilson Sousa, de 35 anos, é marido de Girlene, e elogiou o tratamento dado à esposa. "Foi um tratamento ótimo. A gente estava até comentando sobre o hospital que está de altíssimo nível e que ela teve um bom atendimento. Esperamos que a recuperação dela seja bem-sucedida em nome de Jesus", avaliou.
A primeira etapa do mutirão de cirurgias noturnas no Hospital da Ilha, executado pela Secretaria de Estado as Saúde (SES), teve início terça-feira (21) e continua em 2024. A meta da rede estadual de saúde é atender cerca de 200 pacientes no turno estendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário