terça-feira, 27 de agosto de 2024

Treinamento em área de mata marca nova etapa do curso de nivelamento técnico profissional para novos policiais militares do Maranhão

 

Teve início nesta segunda-feira (26) mais uma etapa do Curso de Nivelamento Técnico Profissional (CNTP 2024) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Cerca de 300 soldados em formação participam de treinamento em área de mata, no Sítio do Físico, em São Luís. Durante os próximos três dias, eles estarão imersos em atividades intensas que simulam diferentes condições de campo, buscando desenvolver habilidades essenciais para o exercício da profissão.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, esteve presente durante a solenidade de abertura do acampamento e lembrou que essa fase do curso é considerada fundamental na preparação de cada um, exigindo resistência física e mental, além de promover o trabalho em equipe e a tomada de decisões sob pressão.

“Esta é mais uma etapa do curso de formação dos novos soldados que estão sendo preparados, com muita qualificação, para ingressarem na Polícia Militar do Estado do Maranhão e prestarem um bom serviço à sociedade maranhense. Todos os desafios desta etapa serão essenciais para que eles possam saber como atuar nas situações mais adversas do dia a dia e de combate à criminalidade”, ressaltou.

Nesta etapa do curso os soldados receberão instruções práticas em diversas atividades exigentes, incluindo instrução tática individual como travessia de rio, pista de corda e uma pista noturna projetada para estimular os sentidos em condições de baixa visibilidade, além de atendimento hospitalar tático. Além disso, os militares serão desafiados a caçar a própria comida e a construir abrigos improvisados, desenvolvendo assim habilidades de sobrevivência em ambientes adversos.

O comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PMMA, o tenente-coronel Diniz, disse que essa etapa prepara o policial para qualquer situação que ele precise enfrentar, independentemente do ambiente, se na zona urbana ou rural, em missão de um único dia ou de semanas, no combate aos mais diversos tipos de crime.

“Nessa ocasião, eles vão colocar em prática aquilo que aprenderam na teoria. Então, nesse acampamento eles vão ver instruções que vão lhes dar suporte para os desafios da carreira militar, porque nós, policiais militares, não apenas combatemos em perímetro urbano, mas, muitas vezes, somos deslocados para área rural. Portanto, o Sítio do Físico vai nos permitir essas vivências tão importantes na formação dos nossos novos soldados”, explicou.

O coronel Márcio Silva, diretor de ensino da PMMA, destacou que o acampamento, com a intensidade em que é conduzido, tem como objetivo diferenciar o policial maranhense. Segundo ele, essa experiência única é projetada para garantir que os profissionais formados pela corporação se destaquem não apenas pelo conhecimento técnico, mas também pela capacidade de atuar com eficiência em situações extremas.

“Com essa instrução, os policiais estarão preparados para diligências dentro de matagais, dentro de florestas, dentro de locais inóspitos, desenvolvendo habilidades para combater crimes como assaltos a bancos ou assaltos a carro forte, em que existe a necessidade de os policiais estarem acampados, progredindo dentro do mato. Para isso, é necessário tanto condicionamento físico quanto mental, por isso a necessidade desse acampamento de tantos desafios”, pontuou.

O Sítio do Físico foi escolhido como base para o acampamento por ser uma das áreas verdes de maior diversidade dentro da capital maranhense. Está localizado à margem direita do Rio Bacanga e foi construído no final do século XVIII. O local abrigou, no passado, a primeira indústria da região, com o beneficiamento do couro, arroz e ainda a fabricação de cera e cal. Atualmente, suas ruínas encontram-se entre os mais preciosos sítios arqueológicos do país.

“Eu queria, em primeiro lugar, dizer da minha gratidão pela presença aqui do CFAP e de seus alunos, que estão em treinamento para se tornarem bons policiais. Isso, para nós, é uma alegria muito grande porque a gente entende que essa parceria, entre o Sítio do Físico e a escola de formação de policiais militares, é importante para toda a sociedade, ao tempo em que é muito importante para a formação desses jovens que estão ingressando na carreira”, finalizou o desembargador e conselheiro do Ecomuseu Sítio do Físico, Fernando Mendonça.

Fique por dentro

Os cerca de 300 soldados do CNTP 2024 que estão passando por essa etapa da formação são parte dos mais de 1.400 convocados pelo governador Carlos Brandão. Desses, 700 já foram nomeados. A mais recente convocação ocorreu em julho deste ano, com o chamamento dos 360 soldados, zerando assim o cadastro de reserva do último concurso da Polícia Militar do Maranhão.

Além da ampliação do efetivo para aumentar a presença das forças de segurança em áreas com altos índices de criminalidade, o governador Carlos Brandão também tem realizado investimento substanciais na aquisição de viaturas. Desde de 2022, visando a modernização da frota, já foram adquiridas mais de 500 viaturas, entre carros e motocicletas.

Com o objetivo de manter sempre atualizados de técnicas inovadoras no combate à criminalidade, também têm sido promovidas qualificações continuadas para todas as forças de segurança. Exemplo mais recente foi o curso de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades, realizado em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com as técnicas, os policias maranhenses estarão preparadas para lidar com investidas criminosas no domínio de cidades.

A renovação de armamentos e equipamentos também tem sido um dos focos do governador Carlos Brandão que, para melhorar ainda mais segurança da população maranhense, vai realizar concurso público para a Polícia Civil, Perícia Oficial e Corpo de Bombeiros. Os editais devem ser publicados em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário