segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Fala misógina de Léo Costa contra Iracema Vale causa indignação em Barreirinhas

 

Um episódio de preconceito e misoginia do candidato a prefeito Léo Costa (Podemos) revoltou moradores do município de Barreirinhas  nesta semana. Ele atacou com palavras desrespeitosas a deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a quem chamou de “galinha”, durante discurso de campanha. 

O vídeo com a fala preconceituosa do postulante a prefeito viralizou na cidade e causou indignação entre as mulheres barreirinhenses. “Mas, ela tá lá cantando né nem de galo, é de galinha”, afirmou ele, imitando a seguir o som e os trejeitos da ave. 

A fala teve repercussão negativa, pois para a maioria, quem desrespeita uma mulher, desrespeita todas. Até porque o motivo do ataque é tão somente pela parlamentar ser mãe do candidato Vinícius Vale (MDB), que lidera com folga as pesquisas de intenção de voto na cidade.

As lideranças e moradores de Barreirinhas se sentiram atingidas também pela fala misógina, ficaram indignadas e, em resposta ao candidato agressor, gravaram dezenas de vídeos e áudios, que circulam nas redes sociais e aplicativos condenando o discurso.

Em ato no município, mulheres de Barreirinhas se uniram à deputada Iracema Vale e saíram em sua defesa e de todas, gritando a frase: “Respeita a mulher”

Muitas destacaram a trajetória política e vitoriosa da deputada Iracema Vale (PSB), que é ex-prefeita e primeira presidente da Assembleia em 189 anos de história do Parlamento Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário