O Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (31), a primeira ação do mutirão de cirurgias quilombolas, beneficiando cerca de 140 pacientes de seis municípios nesta etapa. O mutirão de cirurgias oftalmológicas é executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e faz parte do Programa Cirurgias - Aqui a fila anda.
O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) atendeu os pacientes dos municípios de Alcântara, Anajatuba, Pedro do Rosário e Serrano do Maranhão. Enquanto que os pacientes de Lima Campos e Peritoró foram assistidos no Hospital Regional de Pedreiras.
Presente na ação realizada no Hospital Dr. Carlos Macieira, a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque, destacou a importância dessa iniciativa do governador Carlos Brandão. “Sabemos da dificuldade de acesso aos serviços especializados de saúde para a população quilombola em suas comunidades. Esse mutirão visa justamente facilitar essa acessibilidade, permitindo que esses pacientes recebam atendimento oftalmológico de qualidade e dentro do próprio estado”, frisou.
Após a cirurgia oftalmológica, os pacientes receberam orientação sobre o pós-operatórios. “Os procedimentos serão feitos nos pacientes que se encontram nas condições ideais, contudo, a cirurgia é apenas o primeiro passo, nosso compromisso inclui o acompanhamento pós-operatório, com revisões no primeiro, sétimo, décimo quinto e trigésimo dias. Nesses momentos, os pacientes podem esclarecer dúvidas e receber orientações”, explicou o médico oftalmologista Felipe Maia.
O médico acrescentou cinco orientações essenciais para uma boa recuperação da cirurgia oftalmológica, como não levantar peso ou realizar exercício físico; evitar abaixar a cabeça para evitar pressão nos olhos; não dormir do lado operado nos primeiros sete dias; continuar o acompanhamento oftalmológico mesmo após o mutirão, e por último, seguir a prescrição de medicamentos rigorosamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário