Com 86,1% das metas alcançadas, o Judiciário maranhense é destaque em transparência, governança, gestão de dados e produtividade
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) alcançou um resultado histórico na avaliação anual do Conselho Nacional de Justiça: o Selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade. Pela primeira vez em sua trajetória, o Judiciário maranhense superou metas desafiadoras que consagraram a premiação inédita, sendo destaque em eficiência, qualidade e prestação jurisdicional entre os tribunais estaduais. A entrega ocorreu nessa terça-feira (2/12), durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Florianópolis.
O Prêmio CNJ de Qualidade, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reconhece os tribunais brasileiros que mais se destacam em áreas como governança, produtividade, transparência, dados e tecnologia.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, dedicou a premiação àqueles que, segundo ele, acreditam em um Judiciário forte e eficiente e que se esforçam diariamente para fazer a Justiça acontecer.
“A Justiça é de todos e todas, então esse Prêmio é para as pessoas que fazem o Judiciário: para os magistrados e magistradas que se dedicam todos os dias, e para os servidores e as servidoras que estão empenhados, se capacitando e se preparando para servir. Foi essa união que nos fez chegar ao tão desejado selo Diamante”, afirmou.
Emocionada, a diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Palácio, reafirmou a declaração do presidente e, fez um agradecimento direcionado a toda a equipe da Justiça maranhense.
“Esse é um dia muito emocionante para toda a equipe do Judiciário maranhense. O Selo Diamante era um sonho do nosso presidente que se tornou um sonho coletivo, sonho de cada servidor/a, cada magistrado/a e cada colaborador/a, que hoje se tornou realidade. A cada um que trabalhou por essa conquista, o nosso muito obrigada”, disse.
A juíza auxiliar da presidência e coordenadora de Acompanhamento e Controle da Estratégia do TJMA, Tereza Nina, acompanhou de perto toda a trajetória de evolução do Selo Ouro ao Selo Diamante, as métricas e estratégias adotadas para o cumprimento das metas. Para a juíza, governança, transparência e eficiência foram o diferencial para a conquista do Diamante.
“Esse reconhecimento nacional do CNJ, na maior premiação do Poder Judiciário, é o coroamento de uma gestão de excelência do desembargador Froz Sobrinho, uma gestão pautada pela governança, transparência, eficiência e, também, um reconhecimento do compromisso de cada servidor/a e magistrado/a”, frisou.
O presidente do TJMA acompanhado da juíza Tereza Nina e da servidora Bianca Soares
EFICIÊNCIA E QUALIDADE
Alcançando pontuação histórica de 86,10%, com melhoria de desempenho em cada um dos eixos de avaliação do Conselho Nacional de Justiça, os índices que renderam o Diamante foram os seguintes:
- Eixo Dados e Tecnologia - 99,18%
- Eixo Governança - 90,98%
- Eixo Produtividade - 68,93%
- Eixo Transparência - 100%
“Essa certificação reafirma que nós fomos excelentes em vários eixos importantes para o CNJ. Essa conquista só é possível se traçada em conjunto e foi o que aconteceu durante todo o ano”, ressaltou a assessora de Planejamento e Gestão da Estratégia, Bianca Soares.
JUSTIÇA DE CONEXÃO E CIDADANIA
Representando magistrados/as e servidores/as do Judiciário maranhense, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Marco Adriano Fonseca, e do Sindicato dos Servidores Públicos do Judiciário (Sindjus-MA), George Ferreira, parabenizaram a conquista do TJMA sob liderança do presidente Froz Sobrinho.
“Gostaria de parabenizar o Tribunal de Justiça pela conquista do Selo Diamante. É um momento de estabelecimento de indicadores, de metas, de superação na liderança da presidência do TJMA, mas também em cada unidade judiciária e administrativa, cada servidor/a, magistrado/a, estagiário/a e residente que faz a Justiça acontecer”, destacou o juiz.
“Ganhar o selo diamante é um marco que representa que o Tribunal de Justiça do Maranhão está cumprindo a sua missão, que é levar a prestação jurisdicional para todo o território maranhense com efetividade, presteza e celeridade”, declarou o presidente do Sindicato.
COMITIVA MARANHENSE
Além do presidente do TJMA, membros da corte maranhense também prestigiaram o evento em Florianópolis. Estiveram presentes, o vice-presidente do TJMA, Raimundo Bogéa; o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida; o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, José Jorge Figueiredo dos Anjos; as desembargadoras Sônia Amaral, Francisca Galiza e Graça Amorim; e os desembargadores Ricardo Duailibe, Jamil Gedeon, Lourival Serejo, Cleones Seabra e José Eulálio Figueiredo.
Também participaram do momento os juízes Gladiston Cutrim, Douglas Lima da Guia, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, Rodrigo Nina e Mário Prazeres Neto; e as juízas Daniela Bonfim, Manuella Faria e Suely Feitosa, além de servidores e servidoras.
CONEXÃO FLORIANÓPOLIS E SÃO LUÍS
Em São Luís, um grupo de servidores e servidoras se reuniu na Sala das Sessões Plenárias do TJMA para acompanhar a transmissão ao vivo do resultado. A Ilha do Amor e a Ilha da Magia, como são conhecidas as capitais maranhense e catarinense, respectivamente, estavam conectadas pela emoção, orgulho e sentimento de dever cumprido da mais nova equipe Diamante do Judiciário brasileiro.




Nenhum comentário:
Postar um comentário