A Central de Mandados da Comarca da Ilha de São Luís (CENMAN), no ano de 2025, cumpriu 220.843 mandados judiciais. De acordo com dados da unidade, dos 229.615 expedientes distribuídos para cumprimento, foram diligenciados e devolvidos para as secretarias das unidades judiciárias 96,17% das ordens expedidas e encaminhadas para a Central
Segundo o secretário da unidade, Charles Pimentel, o resultado reflete o compromisso da Central com as metas estratégicas de agilidade e produtividade estabelecidas. Conforme dados do setor, apenas 3% de ordens judiciais foram devolvidas às secretarias de origem por não possuírem elementos essenciais para cumprimento das diligências (endereço insuficiente, por exemplo, entre outros).
Ao longo de 2025, a unidade realizou Força-tarefa para cumprimento de mandados de prisão para devedores de pensão alimentícia. A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar e outras instituições do sistema de Justiça, cumpriu mandados de prisão expedidos pelas Varas de Família da Capital e de unidades judiciárias de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar e resultou em mais de R$ 150 mil em valores pagos de débitos alimentares.
A CENMAN é a maior Central de Mandados do Maranhão, conta com 178 oficiais e oficialas de justiça, 12 servidores e servidoras administrativos e atende 93 unidades judiciárias da Ilha de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). O atendimento presencial do setor é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Fórum Des. Sarney Costa (1º andar do prédio “Forinho”). Outros canais disponíveis para contato são os telefones (98)2055-2733/2734 e (98)98406-2600 e o e-mail centralmandados_slz@tjma.jus.br. A unidade é coordenada pelo juiz Fernando Jorge Pereira.
Além do resultado alcançado, o secretário também destacou que durante o ano de 2025, a unidade celebrou iniciativas sociais, reafirmando o papel da CENMAN na promoção da solidariedade e cidadania. Um desses projetos foi a Central Solidária, que arrecadou e entregou mais de 280 cestas básicas de alimentos não perecíveis a instituições filantrópicas e também a funcionários e funcionárias da empresa terceirizada Gestor, que presta serviço ao Fórum.
Em 2025, a equipe da CENMAN também participou de capacitações para aprimoramento das rotinas. Por meio da parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM), foram realizadas as capacitações “Penhora, Sistemas Eletrônicos de Pesquisa e Avaliação de Bens”; palestra sobre o impacto das novas tecnologias na atuação dos profissionais; curso “Laboratório de Certidão 5.0” (treinamento para elaboração de certidões) e curso de oratória e comunicação assertiva.
Projeto Produtividade Extraordinária – Em 2025, a CENMAN participou do projeto da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) “Produtividade Extraordinária” por meio do “Oficial de Justiça Extraordinário”, que designa oficiais e oficialas de justiça para atuarem de forma intensiva em comarcas com grande acúmulo de mandados. O “Oficial de Justiça Extraordinário” busca reduzir significativamente os mandados judiciais pendentes, modernizar a atuação com tecnologia e inteligência e promover celeridade e economia de recursos. Os oficiais e oficialas são designados para atuarem em comarcas específicas e utilizam ferramentas eletrônicas, planejamento estratégico e pesquisa avançada para localizar partes e cumprir mandados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário