terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Harmonia entre os Poderes e avanços do Estado são ressaltados em coletiva de imprensa

 

Em entrevista coletiva concedida à imprensa no hall do Plenário Deputado Nagib Haickel, o governador Carlos Brandão e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, enfatizaram, entre outras coisas, a importância da harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo.

“O Poder Executivo tem uma excelente relação com o Legislativo maranhense. Acima de tudo, precisamos ter independência e respeitar as decisões e opiniões. Afinal, é preciso trabalhar de forma democrática, encontrando um denominador comum e fazendo um debate produtivo”, disse Carlos Brandão.

Iracema Vale, por sua vez, enfatizou que é interesse da Assembleia Legislativa do Maranhão trabalhar sempre em plena harmonia com o Executivo. “Para que possamos encontrar as melhores soluções para os problemas do povo maranhense. E aqui trabalharemos sempre colocando o interesse da coletividade em primeiro lugar. Nosso propósito é no sentido de fortalecer essa parceria. Acredito que aqui dentro nascem os grandes debates, aqui é feita a aprovação dos projetos encaminhados pelo Governo do Estado. Não tenho dúvida de que essa relação será fortalecida”, complementou Iracema Vale.

Durante a coletiva, o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, fez o resumo da Mensagem Governamental e prestou contas das ações desenvolvidas em 2025, bem como apresentou novos projetos para este último ano da gestão Brandão. Ele informou, entre outras coisas, que o Maranhão alcançou a segunda colocação histórica em solidez fiscal no ranking de competitividade dos estados.

“Mas esse é um resultado que não começou a ser construído agora. O Produto Interno Bruto maranhense cresceu 3,6%, em 2023, o segundo maior índice do Nordeste, atrás apenas da Bahia, e a insegurança alimentar grave caiu de 8% para 5,1%, no último trimestre de 2024”, enfatizou o secretário, ao fazer um balanço da atual gestão.

Vinícius Ferro Castro observou que o Maranhão obteve um ótimo resultado em gestão fiscal e alcançou o segundo lugar no indicador de Resultado Primário no Ranking de Competitividade dos Estados. Na classificação, o índice faz parte do pilar de Solidez Fiscal, no qual o Maranhão conquistou uma histórica segunda colocação, atrás apenas do Espírito Santo em todo o país.

A boa colocação do Maranhão no índice, com subida de quatro posições em relação ao ano anterior, é uma mostra da capacidade do estado em gerar superávit fiscal e ter um bom equilíbrio nas contas públicas.

De acordo com o secretário, bons resultados também foram obtidos nos índices de investimento empenhado com pessoal, cujo desempenho foi superior à média nacional, com pontuação de 98,7; na Regra de Ouro (diferença entre as despesas de capital empenhadas e a receita de operações de crédito, dividida pela receita corrente líquida), em que o estado subiu 15 posições em relação ao ano anterior; no Índice de Liquidez (obrigações financeiras divididas pelo quantitativo de caixa bruto), em que subiu 14 posições; e na Solvência Fiscal (dívida consolidada líquida dividida pela receita corrente líquida), com avanço de quatro posições.

Solidez fiscal

Os avanços se traduzem em uma subida expressiva de 18 posições em Solidez Fiscal para o Maranhão, uma das maiores da série histórica do ranking. Na visão de Vinícius Ferro, a subida no Resultado Primário reflete os avanços do governo não somente em solidez fiscal, mas também em liquidez e na qualidade e transparência.

“Cada bom resultado como esse demonstra o quanto a gestão do governador Carlos Brandão é empenhada diariamente em cumprir as metas fiscais, garantir a governança eficiente e dar mais capacidade ao estado em atrair investimentos. É com muito trabalho de todo o governo do Maranhão que trilhamos o caminho certo para desenvolvermos o estado cada vez mais”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário