A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), conduziu, nesta segunda-feira (2), a cerimônia que marcou a abertura dos trabalhos da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura do Parlamento Estadual.
O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB) e de diversas autoridades civis e militares. Além do governador Brandão, em destaque durante o início da cerimônia, ao lado da presidente da Alema, o Secretário de Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão, Vinícius Ferro.
Vinícius é peça fundamental na estrutura do governo e as autoridades sabem disso. É ele quem auxilia o governador na administração das finanças e a tocar projetos qeu beneficiam a população. Atuando no Planejamento e Orçamento do Maranhão, Vinícius Ferro vem ajudando a garantir o desenvolvimento do estado e a melhor qualidade de vida dos maranhenses.
Durante a coletiva, o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, fez o resumo da Mensagem Governamental e prestou contas das ações desenvolvidas em 2025, bem como apresentou novos projetos para este último ano da gestão Brandão. Ele informou, entre outras coisas, que o Maranhão alcançou a segunda colocação histórica em solidez fiscal no ranking de competitividade dos estados.
“Mas esse é um resultado que não começou a ser construído agora. O Produto Interno Bruto maranhense cresceu 3,6%, em 2023, o segundo maior índice do Nordeste, atrás apenas da Bahia, e a insegurança alimentar grave caiu de 8% para 5,1%, no último trimestre de 2024”, enfatizou o secretário, ao fazer um balanço da atual gestão.
Vinícius Ferro Castro observou que o Maranhão obteve um ótimo resultado em gestão fiscal e alcançou o segundo lugar no indicador de Resultado Primário no Ranking de Competitividade dos Estados. Na classificação, o índice faz parte do pilar de Solidez Fiscal, no qual o Maranhão conquistou uma histórica segunda colocação, atrás apenas do Espírito Santo em todo o país.
A boa colocação do Maranhão no índice, com subida de quatro posições em relação ao ano anterior, é uma mostra da capacidade do estado em gerar superávit fiscal e ter um bom equilíbrio nas contas públicas.
De acordo com o secretário, bons resultados também foram obtidos nos índices de investimento empenhado com pessoal, cujo desempenho foi superior à média nacional, com pontuação de 98,7; na Regra de Ouro (diferença entre as despesas de capital empenhadas e a receita de operações de crédito, dividida pela receita corrente líquida), em que o estado subiu 15 posições em relação ao ano anterior; no Índice de Liquidez (obrigações financeiras divididas pelo quantitativo de caixa bruto), em que subiu 14 posições; e na Solvência Fiscal (dívida consolidada líquida dividida pela receita corrente líquida), com avanço de quatro posições.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, ressaltou ainda que o Maranhão vive um momento singular por ter, pela primeira vez, uma mulher a comandar o Parlamento Estadual.
“A esperança é que tenhamos, à semelhança de 2023, 2024 e 2025, mais um ano muito produtivo e que haja sintonia entre os Poderes constituídos para que a população seja beneficiada com essa conjunção de forças”, enfatizou Vinícius Ferro.
Solidez fiscal
Os avanços se traduzem em uma subida expressiva de 18 posições em Solidez Fiscal para o Maranhão, uma das maiores da série histórica do ranking. Na visão de Vinícius Ferro, a subida no Resultado Primário reflete os avanços do governo não somente em solidez fiscal, mas também em liquidez e na qualidade e transparência.
“Cada bom resultado como esse demonstra o quanto a gestão do governador Carlos Brandão é empenhada diariamente em cumprir as metas fiscais, garantir a governança eficiente e dar mais capacidade ao estado em atrair investimentos. É com muito trabalho de todo o governo do Maranhão que trilhamos o caminho certo para desenvolvermos o estado cada vez mais”, frisou.



Nenhum comentário:
Postar um comentário