segunda-feira, 21 de junho de 2021

​Falta de higiene bucal pode agravar infecções respiratórias causadas pela covid-19

Com a pandemia houve um aumento dos índices de cáries e doenças periodontais, 77% dos países relatam interrupção parcial ou total dos tratamentos

Foto Reprodução

São Paulo, junho de 2021 - C​​om a pandemia da Covid-19 houve um aumento dos índices de cáries e doenças periodontais - que afetam a gengiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os serviços de saúde bucal estavam entre os serviços de saúde essenciais mais afetados devido à Covid-19, 77% dos países relataram interrupção parcial ou total dos tratamentos, justificando a maior incidência de casos neste ano.

Neste período de Covid-19 manter a saúde bucal é muito relevante, pois pode interferir em todo organismo. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) informa que uma má higiene oral ligada à periodontite pode impactar no agravamento de infecções respiratórias geradas pelo vírus. Com isso, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) elaboraram um manual que orienta sobre higiene bucal e Covid-19, com protocolos médicos e orientações aos profissionais e pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário