Entidades de Defesa da Mulher realizam um grande protesto na manhã desta quarta (1º). As manifestações que se dividem em dois momentos, é mais uma vez, para chamar a atenção do judiciário, dos vereadores de São Luís e da sociedade em geral, para a gravidade dos crimes de estupro de vulnerável e assédio, crimes estes que tem como alvo de investigação um vereador de São Luís, DOMINGOS PAZ (Podemos).
O vereador é citado por várias vítimas e denunciado a polícia pelos crimes de estupro de vulnerável e assédio, uma das vítimas é sobrinha da esposa do parlamentar, portanto com vínculo familiar com o vereador.
As entidades de Defesa da Mulher já realizaram vários protestos, pedindo uma investigação séria por parte da Justiça e da Câmara de Vereadores, envolvendo essas graves denúncias que pesam contra Domingos Paz; pedem ainda o afastamento e cassação do mandato do vereador.
Recentemente, Domingos Paz sofreu uma dura derrota, quando o Ministério Público deu um parecer favorável ao destrancamento de um dos processos contra o parlamentar, envolvendo justamente o caso de estupro de vulnerável contra a sobrinha da esposa de Domingos Paz, o caso foi denunciado a polícia e as denúncias são graves. A própria Procuradoria Geral de Justiça, ratificou o pedido do MP-MA, ou seja, contra a decisão monocrática do Des. Antônio Bayma de trancamento do processo, e consequentemente, contra Domingos Paz e a favor da vítima. Mesmo alegando que não cometeu o crime, apelou à Justiça.
Essa decisão por parte do MP-MA e ratificada pela PGJ, ao qual o Blog Eduardo Ericeira teve conhecimento, é uma derrota para Domingos Paz. Reveja aqui no blog:
http://blogeduardoericeira.blogspot.com/2023/02/caso-domingos-paz-protestos-contra.html
"Atenção mulheres e homens sensíveis à nossa luta. Nesta 4ª feira faremos mais um Ato de Protesto para denunciar o descaso de setores do Tribunal de Justiça que têm sido coniventes com a violência contra as mulheres e a Câmara Municipal de São Luís que se recusa a apurar as graves denúncias que recaem sobre o Vereador Domingos Paz. A Câmara ignora a fala das vítimas e afronta o Movimento Feminista ao não apurar as denúncias. Venha se juntar a nós nessa Luta! Justiça para as Mulheres! Ética nas Instituições Políticas deve ser o horizonte de todas Cidadãs e Cidadãos", ressaltou Mary Ferreira, do Fórum Estadual de Mulheres.
Demais entidades de Defesa da Mulher reafirmam a posição do Fórum Estadual da Mulher, são diversas entidades que pedem uma investigação séria por parte dos crimes imputados ao vereador Domingos Paz, com afastamento imediato, e posterior, cassação do mandato.
A manifestação terá início a partir das 8h30 em frente a sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, e em seguida, os manifestantes saem em caminhada até o prédio da Câmara Municipal de São Luís.
É só o primeiro ato de vários que irão acontecer, segundo as entidades de Defesa da Mulher; já que o dia 8 de março é quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, e uma vasta programação está sendo organizada, inclusive com mais manifestações. Recentemente o movimento feminista conseguiu uma grande vitória, no caso Ianca do Amaral, o ex-companheiro da vítima, Rony Veras, citado como sendo o assassino da jovem, foi preso novamente, após forte pressão das entidades de Defesa da Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário