segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Governo realiza INC Florestal pela terceira vez para capacitar bombeiros no combate a incêndios em áreas de vegetação

 

O Maranhão sedia, pela terceira vez, o curso Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) Florestal, que está em sua 26ª edição. O curso tem o objetivo de atualizar conhecimentos e técnicas utilizadas por bombeiros militares no combate a incêndios em áreas de vegetação. A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), no auditório do Centro de Formação de Praças da Polícia Militar (CFAP), em São Luís.

O secretário da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro Martins, participou da abertura e destacou que a realização de mais uma edição da INC Florestal no Maranhão segue uma determinação do governador Carlos Brandão, que tem direcionado investimentos contínuos para o aperfeiçoamento e qualificação dos agentes de segurança, visando a garantia da ordem e proteção à população maranhense.

“Este curso faz parte das ações do Governo do Maranhão para fortalecer o combate a incêndios florestais, integrando-se a iniciativas como o programa Maranhão Sem Queimadas, com o objetivo de prevenir e reduzir incêndios em nossas matas. O investimento em formação é uma constante preocupação do governo, da Secretaria de Segurança e dos comandos, beneficiando tanto o sistema de segurança social e a sociedade, que ganham profissionais preparados, quanto os agentes e policiais, que se qualificam e crescem profissionalmente”, enfatizou.


Fruto de convênio entre o Governo do Maranhão e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o curso terá duração de uma semana. Em seu cronograma, aulas teóricas e práticas de situações reais de incêndio, a fim de orientar os participantes sobre controle, combate e prevenção destas ocorrências. A capacitação terá, ainda, simulação operacional para testar as técnicas e estratégias de resposta ensinadas. 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo, explicou que muito já vem sendo feito, de forma preventiva, para evitar queimadas e incêndios, mas a estiagem, como fenômeno natural, é um grande desafio e as técnicas a serem passadas aos bombeiros durante a 26ª INC Florestal será de grande importância para que o combate a focos de calor tenha maior efetividade.

Promovida anualmente, a formação segue padrões nacionais e é referência na série de qualificações executadas pelos bombeiros militares. Desta vez, haverá a participação de 60 praças e oficiais. Na equipe de instrutores, serão 30 bombeiros maranhenses e quatro da Força Nacional de Segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário