A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira (30). Até o dia 3 de outubro, os veículos reservarão horários para os postulantes a cargos de prefeito e vereador apresentarem suas propostas de campanha.
O horário eleitoral veiculará informações de candidatos a prefeito, assim como de vereador no primeiro turno, dia 6 de outubro.
📆 A divulgação da propaganda eleitoral será entre os dias 11 e 25 de outubro nos municípios em que houver o segundo turno para as vagas de prefeito. Porém, a votação será no dia 27.
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ressaltou a importância de se divulgar as informações para o exercício da democracia.
“Será mais um espaço de exercício democrático de informação, que é livre, ressalvas feitas exclusivamente àquelas que não podem ser dadas. A propaganda eleitoral e o horário eleitoral gratuito são próprios do processo”, declarou a ministra.
Saiba os dias e horários dos programas
Em suma, o horário eleitoral gratuito — a propaganda em blocos de 10 minutos, de segunda a sábado — vai tratar dos cargos de prefeito.
📻No rádio, ele será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
📺Na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Por outro lado, a propaganda dos vereadores será realizada por meio de inserções durante o intervalo de programação dos veículos.
Os candidatos às Câmaras Municipais terão direito a 40% do tempo de propaganda, enquanto os prefeitos terão os outros 60%. O tempo diário é de 70 minutos.
⏰As inserções serão veiculadas entre 5h e meia-noite.
Outros tipos de propaganda
A campanha eleitoral iniciou no dia 16 de agosto, com a liberação das propagandas nas ruas, bem como na internet e nas redes sociais. Assim, os candidatos acabaram sendo liberados a pedir votos e apresentar as propostas de governo desde esta data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário