Pacientes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD Estadual), em São Luís (MA), participaram, nesta sexta-feira (2), da oficina terapêutica profissionalizante de bijuterias. A programação no equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“Quando a oficina terapêutica dá a oportunidade retorno ao mercado de trabalho é melhor ainda. Porque os nossos usuários que já fazem o tratamento medicamentoso, psicoterápico e social, quando ofertamos novas perspectivas, eles têm mais segurança para voltar ao mercado e ter uma renda. Isso aumenta a autoestima deles”, disse o diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
A oficina profissionalizante teve início em 22 de julho e faz parte do conjunto de outras atividades realizadas pelo CAPS AD Estadual. A oficina auxilia no processo de ressocialização, inclusão e geração de renda. Além disso, o Centro promove sessões psicoterapia, orientação pedagógica, entre outras.
“Eles estão se profissionalizando em fazer bijuterias e eles tiveram um belo desempenho. Nós tivemos grande resultado, percebemos isso pelo acabamento do material produzido por eles. Este é um dos principais elementos que observamos e eles estão de parabéns!”, elogiou a instrutora do Senac, Dinair Soeiro.
Cerca de 25 pacientes e três servidores do CAPS AD Estadual participaram da oficina para confecção de bijuterias.
O oficina terapêutica profissionalizante de bijuterias reuniu os profissionais, pacientes e contou com a participação do delegado do 8º Distrito Policial, Joviano Furtado Mendonça.
Oficinas
O curso profissionalizante foi o segundo realizado em 2024. A primeira foi sobre eletricidade predial realizada pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Ainda para este ano estão previstas sobre limpeza e conservação de ambientes, biojoias e decoração de chinelos e chapéus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário