A população de Barra do Corda e região pode contar agora com um novo hospital, maternidade e casa de parto, entregues pelo Governo do Estado após execução das obras pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). A estrutura do complexo de saúde garante, ao todo, 87 leitos, que irão ampliar o atendimento aos serviços de saúde com diversas especialidades.
“Vai ser muito bom para todos nós, o hospital está muito bonito e era o que estamos precisando aqui há muito tempo”, revelou animada a dona de casa Rita Lacerda.
“Esse novo hospital vem para melhorar a saúde pública aqui em Barra do Corda, antes a gente precisava ir a outros municípios para internações e fazer outros atendimentos, com essa nova unidade teremos acesso a internações, cirurgias, novas especialidades, tudo aqui pertinho de nós”, destacou a estudante Jéssica Almeida.
“Barra do Corda estava precisando de uma obra desse porte, a entrega desse grande hospital com maternidade e casa de parto normal vai agregar muito ao nosso povo e municípios vizinhos, esses mais de 80 leitos abertos hoje aqui, vão melhorar e muito a saúde pública na nossa gente”, enfatizou o músico Aldo Milhomem.
O Hospital
A antiga unidade hospitalar foi completamente revitalizada, incorporando novos ambientes e aprimorando os já existentes para proporcionar um atendimento mais eficiente e humanizado.
Com reforma e ampliação, o hospital conta agora com um total de 41 leitos de internação, além de dois leitos de isolamento. Possui recepção e centro administrativo modernizados; consultórios médicos e salas de espera para pacientes e acompanhantes; Sala de medicação, enfermarias, laboratório e sala de gesso; Serviços de imagem, incluindo ecocardiograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia, ECG, tomografia e raio-x; centro cirúrgico com duas salas de cirurgia e sala de recuperação pós-anestésica; Central de material e esterilização (CME) e central de abastecimento farmacêutico; serviço de nutrição e dietética, agência transfusional, cozinha e lavanderia; Vestiários, refeitório, áreas de repouso e abrigos para resíduos, gases hospitalares, subestação e gerador; Rouparia e morgue.
Maternidade e Casa de Parto
Ao todo, o complexo hospitalar de 5.337,08m² reúne três unidades de saúde, além do hospital Acrísio Figueira, o novo prédio também abriga uma maternidade e uma Casa de Parto Normal. A maternidade foi totalmente ampliada para melhor atender gestantes e recém-nascidos, dispondo de 30 leitos de internação, um leito de isolamento, três leitos de pré-parto, quatro leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCO), dois leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e 4 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCA).
As melhorias incluem também: recepção e administração; enfermarias e áreas de repouso; posto de enfermagem, sala de medicação e rouparia; centro cirúrgico com duas salas de cirurgia e sala de recuperação pós-anestésica; serviços de nutrição, entre outros totalizando 44 leitos.
Já o Centro de Parto Normal foi estruturado para oferecer um ambiente acolhedor e seguro para partos humanizados, contando com: recepção e administração; cinco quartos individuais PPP (pré-parto, parto e pós-parto); posto de enfermagem e copa; sala de utensílios; banheiros adaptados para as necessidades das parturientes: enfermarias humanizadas para parturientes indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário