Para fortalecer ainda mais a parceria com os municípios nas ações de controle e prevenção de queimadas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) abriu inscrições para os municípios que desejam participar da 7ª edição do Programa Maranhão Sem Queimadas. A inscrição pode ser feita a partir desta segunda-feira (12) e prossegue até o dia 31 de janeiro no site da Sema.
As edições do Maranhão Sem Queimadas acontecem anualmente e integram diversas frentes de atuação. Além dos municípios, a ação conjunta é formada pela Sema, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Batalhão da Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária e outros órgãos públicos.
São realizados trabalhos de capacitação e orientação sobre o manejo do fogo, especialmente durante o período de estiagem, entrega de equipamentos para brigadistas, operações de fiscalização e uma série de ações de conscientização sobre os impactos ambientais causados pelo uso inadequado do fogo.
A meta do programa é atender todos os municípios, em especial aqueles localizados em região com alta incidência de queimadas. O trabalho vem reduzindo impactos ambientais como degradação de ecossistemas e perda de biodiversidade, garantindo benefícios para toda a população.
No ano passado o Maranhão Sem Queimadas contou com a adesão de 92 municípios, fez doação de 4 mil equipamentos, capacitou 35 brigadas municipais, realizou 34 ações entre blitz educativas e eventos de conscientização, além de ter realizado monitoramento via satélite e registro de alertas de fogo para o corpo de bombeiros e brigadas municipais 24 horas por dia.
Iniciado em 2020, o Maranhão Sem Queimadas segue as ações previstas no Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão (PPCD-MA), instituído pelo Decreto Estadual no 27.317/2011.

Nenhum comentário:
Postar um comentário