A Marinha do Brasil (MB) informa que realizou hoje (1º) a 5ª reunião na Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), com representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, ARDENT GLOBAL, Gerência Ambiental do Porto do Itaqui e Agentes Marítimos.
Informações relevantes:
a) A situação permanece estável. O monitoramento feito por embarcações e sobrevoo de aeronave, realizados hoje, confirmam a ausência de vazamentos de óleo ou minério. Preventivamente, as barreiras de contenção continuam dispostas sobre o mar.
b) O Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” chegou à área de ação para reforçar o apoio às ações desenvolvidas, juntamente com os demais meios empregados.
c) As equipes de mergulho darão início aos trabalhos de inspeção da embarcação para que sejam identificados os danos no casco e compartimentos alagados.
d) Equipes estão realizando a selagem (vedação) de um grupo de suspiros dos tanques de combustível, bem como o reforço nas travas de fechamento dos porões de carga do NM Stellar Banner.
Pessoal e Meios da Marinha do Brasil
No momento, estão sendo empregados 255 militares da MB, além dos seguintes meios:
Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”; Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”; uma aeronave UH-15; e sete embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão.
Os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e navegação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário