terça-feira, 1 de agosto de 2023

Diretor da PF diz que alertou Dino e Segurança do DF sobre 8 de janeiro

 


O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse nesta segunda-feira que houve “negligência de várias entidades, de vários órgãos públicos” em relação aos acampamentos de apoiadores de Jair Bolsonaro em frente a quartéis do Exército após a derrota do ex-presidente no segundo turno das eleições do ano passado. Rodrigues alertou sobre a necessidade de conter aquelas pessoas, e que não precisava ser “vidente” para concluir que o grupo avançaria para a Praça dos Três Poderes.

— Era um acampamento de criminosos, que reunia pessoas que estavam tramando um golpe de Estado. O que houve foi uma negligência de várias entidades, de vários órgãos públicos. (…) Verbalizei e inclusive formalizei isso num ofício, dizendo que aquelas pessoas precisavam ser contidas no acampamento, caso contrário elas iriam invadir o Congresso, o STF e o Palácio do Planalto. Não sou vidente, só estava vendo as coisas — declarou o chefe da PF em evento sobre os dez anos da Lei Anticorrupção realizado pela Transparência Internacional em parceria com o Insper.

Rodrigues disse que seu ofício foi enviado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e que também fez alertas em reunião na Secretaria de Segurança do Distrito Federal às vésperas do 8 de janeiro. Em entrevista ao GLOBO publicada no dia 9 deste mês, o chefe da PF havia criticado a atuação da Polícia Militar na ocasião da invasão ao Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). “Aquilo ali para mim mostrou que deliberadamente havia o interesse que o caos fosse instaurado e acontecesse o que aconteceu”, disse.

Alçado ao cargo de diretor-geral da Polícia Federal após ter chefiado a segurança do então candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva durante as eleições, Rodrigues afirmou nesta segunda-feira que novas ações ainda serão realizadas pela corporação contra pessoas envolvidas nos ataques às sedes dos Três Poderes. 


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário