terça-feira, 1 de agosto de 2023

Férias escolares e o risco da obesidade infantil

 

As férias escolares estão chegando e com elas a oportunidade de ter mais tempo para fazer um check up geral nas crianças com um(a) médico(a) pediatra.

 

Entre outras questões a serem observadas, há o aumento de casos de obesidade infantil, problema que preocupa as autoridades de saúde. Segundo dados do Atlas Mudial da Obesidade, o Brasil ficou na 67ª posição entre 183 países avaliados com incidência de obesidade; e poderá ter até 1/3 de suas crianças e adolescentes sofrendo de obesidade até 2035. O mesmo estudo apontou que atualmente há mais casos de obesidade infantil entre os meninos do que entre meninas.

 

Entre as principais causas da obesidade infantil estão questões como o sedentarismo causado em especial pelo aumento do tempo das crianças em frente à TV, computador, tablets e celulares; além do consumo de alimentos ultraprocessados como biscoitos, salgadinhos e sorvetes, que são ricos em sal, gorduras e açúcares.

 

Por isso é muito importante realizar uma consulta anual ao pediatra, e também à nutricionista; para evitar a obesidade infantil ou corrigir os hábitos e alimentação das crianças já obesas.


A obesidade infantil vem aumentando e precisa ser combatida e controlada. Nas férias escolares a dica é levar as crianças em consultas pediátrica, além de buscar um nutricionista para estimular a mudança de hábitos e uma alimentação mais saudável. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário