sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Cuidar de Todos: Governo avança para quarta fase de distribuição das cadernetas da gestante e do pequeno maranhense

 


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), cumprindo a missão de cuidar de todos e dar continuidade à vacinação dos maranhenses, avançou para quarta etapa de distribuição das novas Cadernetas da Gestante e dos Pequenos Maranhenses. Nesta etapa do Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária, 4.710 cadernetas foram entregues nesta sexta-feira (15) para a Unidade Regional de Saúde (URS) de Zé Doca.

A medida é uma das ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desenvolvidas pelo Programa Cuidar de Todos para dar suporte aos municípios com o fortalecimento da atenção primária.

Lembrando que o Projeto de Lei n° 473/2023 que autoriza a criação do Programa Cuidar de Todos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado do Maranhão e autoriza o Governo do Estado a premiar municípios com práticas inovadoras em saúde e com melhores resultados em indicadores de saúde foi aprovado, nesta quinta-feira (14), pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

“O Programa Cuidar de Todos foi aprovado na Assembleia Legislativa e segue para sanção do governador Carlos Brandão. Isto significa que em breve os municípios poderão fazer adesão ao programa e receber os equipamentos que vão ajudar a transformar a atenção primária no estado”, reiterou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

Cadernetas

Ao todo, a SES dispensará 60 mil cadernetas para gestantes e 100 mil dos "Pequenos Maranhenses", sendo 50 mil de meninos e outras 50 mil de meninas. A entrega das cadernetas será realizada para as 19 Unidades Regionais de Saúde e unidades de saúde da rede estadual.

Após receber a caderneta, os representantes municipais de saúde, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), farão a distribuição às gestantes e crianças assistidas pela iniciativa.

Do total de cadernetas distribuídas a 12 Unidades Regionais de Saúde (URSs), 30.410 foram do Pequeno Maranhense e 24.950 foram da Caderneta da Gestante. Até o momento, foram distribuídas 53.360 cadernetas, por meio das regionais de saúde, para apoiar os municípios.

O cronograma de entregas das cadernetas beneficiou, na primeira etapa, em 5 de setembro, as Unidades Regionais de Chapadinha e Itapecuru. A entrega foi acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, durante visita à rede estadual de saúde dos municípios.

Na segunda etapa, em 12 de setembro, as entregas foram para as URSs de Caxias, Barra do Corda e Presidente Dutra. Na terceira etapa, em 14 de setembro, foram entregues os lotes de cadernetas para mais seis regionais, são elas: Açailândia, Bacabal, Pedreiras, Rosário, Santa Inês e São João dos Patos. A ação foi acompanhada pela secretária adjunta da Politica de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

Novas remessas

De acordo com a SES, nesta segunda-feira (18), a quinta etapa de entrega das cadernetas será para as regionais de Pinheiro, Timon, Imperatriz e Balsas. Segundo o cronograma da coordenação do Programa Cuidar de Todos, as próximas entregas serão para as regionais de Codó, São Luís e Viana.

A caderneta é um instrumento de acompanhamento e monitoramento, que contém espaço para os registros de consultas, exames, vacinas, desenvolvimento e diagnósticos, anotações e orientações sobre a gestação e desenvolvimento da criança.

“As cadernetas são instrumentos de acompanhamento de saúde nos ciclos de vida a que se destinam, gestação e infância. Assim, a SES fez a elaboração em formato compacto e com identidade visual que cumpre toda sua funcionalidade básica e principal, de forma a apoiar a execução de serviços e ações em saúde”, destacou a coordenadora do Programa Cuidar de Todos, Dalila Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário