domingo, 24 de setembro de 2023

Estudo aponta potencialidades da juçara no tratamento de câncer

 


A juçara é rica em diversas substâncias fitoquímicas, com atividades antioxidante, anti-inflamatória e antitumoral. A semente do fruto, em geral, é descartada, sendo pouco utilizado na economia. Relevante pesquisa apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), aponta propriedades antitumorais desse subproduto.

O estudo analisa os efeitos do extrato hidroalcoólico e do óleo da semente. Nos experimentos in vivo, o uso do extrato em esquemas preventivos, reduziu o volume tumoral e o peso do tumor, manteve o peso dos animais tratados e induziu resposta imunomoduladora. O tratamento também aumentou a área de necrose do tumor quando comparado ao controle.

Sobre a pesquisa

Os frutos utilizados na pesquisa foram coletados no Parque Ecológico do Maracanã - Parque da Juçara, em São Luís-MA. Amostras da planta foram coletadas e o extrato obtido, após trituração da semente e uso de etanol; e o óleo extraído com n-hexano. O extrato e o óleo foram analisados quanto ao perfil fitoquímico. O extrato induziu alterações morfológicas e redução na viabilidade celular.

Considerando os resultados até então obtidos, o extrato e o óleo da semente da juçara são produtos fitoquímicos promissores para o desenvolvimento de compostos fármaco-ativos, com efeito antitumoral. O extrato da semente apresentou resultados significativos em modelos in vitro e in vivo de câncer de mama, com a modulação de espécies reativas de oxigênio e da inflamação e indução de autofagia. O óleo da semente de juçara demonstrou efeitos significativos em células de adenocarcinoma colorretal e o uso da semente, produto habitualmente descartado, também contribuirá para o desenvolvimento sustentável e para o estímulo da economia verde das comunidades tradicionais, especialmente das regiões Norte e Nordeste.

A pesquisa foi realizada com extrato e óleo bruto da semente, considerando que os efeitos da juçara são de toda a composição, de forma sinérgica. O trabalho seguirá com estudos utilizando o óleo da semente da juçara, em modelo experimental de colite/câncer colorretal, para avaliar os efeitos in vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário