quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Avenida aonde ciclista morreu passou por intervenções do Programa Trânsito Livre da Prefeitura de São Luís

 

Um ciclista de 43 anos de idade morreu vítima de um acidente de trânsito na manhã desta quarta (3). Reveja aqui no Blog Eduardo Ericeira:

https://www.blogeduardoericeira.com/2024/01/video-ciclista-morre-atropelado-na.html?m=1

O local do acidente, e consequentemente, que resultou na morte do ciclista foi a Avenida dos Holandeses. A via, uma das principais da capital maranhense, passou recentemente por intervenções realizadas pela Prefeitura de São Luís, no chamado Programa Trânsito Livre.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), sempre se gabou nas redes sociais que melhorou o trânsito na avenida. Mas a pergunta que fica é pra quem? Para carros? 

Nos países mais desenvolvidos, na atualidade, o principal meio de transporte utilizado é a bicicleta, pessoas que saem para trabalhar, praticar atividade física, ou mesmo a pedalada pelo lazer. Mas São Luís mais uma vez vai na contramão de tudo isso.


A Prefeitura de São Luís está praticamente na última etapa do famigerado programa na Avenida dos Holandeses, nas proximidades do Comando Geral da PM-MA, e nenhuma ciclovia ou ciclofaixa foi feita na Avenida dos Holandeses. A única intervenção que foi realizada neste sentido foi em um acesso, passando pelo Golden Shopping, com destino a Avenida Litorânea, e mesmo assim, algo mal feito, totalmente improvisado, sem nenhum tipo de planejamento, como já denunciado por praticantes do ciclismo ao Blog Eduardo Ericeira.

O famigerado Programa Trânsito Livre da Prefeitura de São Luís acontece em outros pontos da cidade, sem a instalação de ciclovias e ciclofaixas. Na Avenida dos Holandeses, por exemplo, a dificuldade não é só para ciclistas, mas também para pedestres, o que se leva a refletir, se para o gestor da cidade, o prefeito Eduardo Braide, o trânsito livre é o processo de apenas facilitar o fluxo de veículos. Vale ressaltar, que se o objetivo for somente esse mesmo, contribuir apenas com veículos, em detrimento de pedestres, a grande maioria dos atores que compõem o trânsito, ou ciclistas, mesmo assim o prefeito é alvo de muitas críticas nas intervenções que vem sendo realizadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário