A programação do 1º Congresso Cuidar de Todos chegou ao final, nesta sexta-feira (17), dando protagonismo aos municípios na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a temática “Municipalismo Forte da Gestão do SUS”, o evento conduzido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Hotel Blue Tree, em São Luís, reuniu 2.100 pessoas, entre prefeitos, gestores, trabalhadores e profissionais da saúde.
"Foram três dias enriquecedores, quando pudemos dialogar e definir diretrizes em conjunto com os municípios visando ações que nortearão a saúde no nosso estado. Não tenho dúvidas de que todos os participantes que passaram pelo congresso estão com a certeza de que unidos avançaremos e transformaremos a realidade de milhares de maranhenses", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O congresso foi dividido em 14 painéis. Entre os principais pontos discutidos nos dois primeiros dias do evento estão indicadores, regionalização da saúde, planejamento e financiamento na gestão do SUS, cuidado integrado e compartilhado, equidade e integração intersetorial, entre outros.
Nesta sexta-feira, a programação oportunizou debates sobre "Vulnerabilidades em Saúde", "Saúde Única", "Eliminação de doenças socialmente determinadas", "Saúde materna e infantil", "Promoção da Saúde e Prevenção na Atenção Primária em Saúde (APS)", e mais.
Presente no congresso como palestrante, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso Matos Pinto, dialogou sobre "Gestão do Trabalho e Educação na Saúde".
Um dos painéis que mais chamou atenção foi "Reconhecendo os Esforços", onde representantes dos municípios puderam apresentar suas experiências exitosas a partir de ações e estratégias colocadas em práticas com foco na mudança de cenários, indicadores e assistência.
A farmacêutica e coordenadora da Assistência Farmacêutica do município de Zé Doca, Priscila Veloso, participou do congresso apresentando a experiência exitosa "Descentralização da Coleta de Amostras para Análises Clínicas". "Com a descentralização, permitimos que as coletas e exames pudessem ser feitas também nas unidades básicas de saúde. Para mim, o congresso foi importante para mostrar o nosso trabalho e levar isso a outros municípios para que eles possam também estar pegando essa ideia e a gente trocar informações", disse.
Expansão do Planifica Maranhão
Durante o encerramento do 1º Congresso Cuidar de Todos também foi realizado o lançamento do Planifica Maranhão para a Macrorregião Norte do Estado. A iniciativa contemplará os 113 municípios das 9 Regiões de Saúde de Bacabal, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Viana, Zé Doca e Metropolitana.
"Nosso objetivo é chegar até o final de 2026 com todos os 217 municípios planificados. Precisamos ter em mente que a iniciativa é o primeiro processo pra que, lá pra frente, colhamos os frutos do trabalho, com a integração de todos, transformando a história do Maranhão", observou o secretário Tiago Fernandes.
A implementação da planificação visa fortalecer as Redes de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do SUS, sendo definida em nove perfis de oferta que devem ser implementados seguindo uma metáfora de construção de uma casa, em que cada estrutura representa um macro e/ou microprocesso da Atenção Primária em Saúde (APS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário