Ao todo serão feitos 120 procedimentos na especialidade até o final deste ano.
Os pacientes beneficiados pelo mutirão pertencem à fila de espera da rede estadual e são oriundos de diversos municípios maranhenses. O procedimento é indicado após realização do cateterismo, após avaliação médica, se necessário ou não.
A cirurgia consiste em fazer uma inserção de um cateter na artéria situada no braço ou perna direita contendo uma espécie de micro balão responsável pela implantação de um stent na artéria coronária. Assim que colocado no local onde foi identificada a obstrução, esse stent é inflado permitindo a passagem de sangue e evitando novo acúmulo de gordura no local outra vez.
A doença coronária é caracterizada pela obstrução das artérias coronárias provocada por placas de gordura. É uma das doenças mais comuns hoje no mundo moderno e desenvolvida pelo modo de vida do indivíduo, tendo como causas o aumento de hipertensão, diabetes, colesterol alto, cigarro e obesidade.
O Hospital Dr. Carlos Macieira é referência para procedimentos de alta complexidade no Maranhão. A unidade integra a rede SES é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário