O Hospital Regional de Lago da Pedra foi entregue no dia 8 de junho e conta com 25 leitos clínicos e cinco de UTI, reforçando a assistência em toda a Região do Pindaré no atendimento aos pacientes com a Covid-19, dando suporte à rede de saúde da região. A unidade já realizou mais de 40 internações.
Em visita à unidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, falou sobre a importância da unidade no combate à Covid-19. “Através de uma parceria com o poder público municipal conseguimos montar um fluxo que se tornou referência para as demais regiões. Dessa forma, o hospital tem funcionado com leitos de UTI e enfermaria e, daqui há alguns meses, controlada a pandemia, voltaremos a esta unidade para aplicar o seu desenho inicial, onde a unidade oferecerá cirurgias eletivas e internação clínica à população”, destaca o secretário Carlos Lula.
“Se não fosse o atendimento oferecido por este hospital, com certeza eu estaria em um cemitério”, afirma Amaro Ferreira, 74 anos. O aposentado, que é morador da cidade de Lagoa Grande, deu entrada o Hospital Regional Dr. Rubens Jorge com falta de ar e cansaço, sintomas da Covid-19.Amaro complementa: “Este hospital, para mim, tem estrutura de primeiro mundo, e eu agradeço a Deus por ele, pois salvou a minha vida. Eu também agradeço muito aos profissionais que cuidam de mim. Aqui todo mundo me trata como um pai, e sempre serão meus filhos”, conta emocionado.
Além de contar com leitos exclusivos para tratamento de pacientes com quadros graves e moderados do novo coronavírus, dispondo de UTIs e enfermarias, a unidade conta também três consultórios clínicos, inclusive ginecológico, laboratório, centro cirúrgico e sala para raio-x. Conta ainda com salas para recuperação pós anestésico, assistência social, cozinha, refeitório e estacionamento exclusivo.
A unidade conta com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, psicólogos, técnicos em radiologia, técnicos em laboratório, técnicos em segurança do trabalho, agentes de segurança e maqueiros.
Cerca de 180 profissionais da saúde que trabalham na unidade foram contratados através do processo seletivo simplificado para Covid-19. Um deles é o técnico de enfermagem Gustavo Soares, que teve através do seletivo a oportunidade de garantir o seu primeiro emprego.
“Como técnico de enfermagem, nunca tinha tido uma oportunidade de emprego e com a instalação dessa unidade em Lago da Pedra, muitas oportunidades surgiram para todos os profissionais de área da saúde. E mesmo com toda a dificuldade que temos encontrado neste momento de pandemia, temos trabalhado de forma árdua, para no final termos a satisfação de ver o sorriso no rosto de cada paciente”, afirma Gustavo Soares.
Ambulatório Covid-19
O Hospital Regional Dr. Rubens Jorge também conta com atendimento ambulatorial voltado aos pacientes com quadro leve do novo coronavírus. O serviço já atendeu mais de 950 pacientes e oferece exames de sangue e de imagem e medicamentos, além de ajudar no monitoramento dos pacientes, evitando agravamentos e possíveis internações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário