O coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Patrício Daniel dos Passos Penha, de 36 anos, morreu na noite deste sábado (2), vítima de leucemia. Ele, que foi recém-diagnosticado com a doença, passava por tratamento no Hospital São Domingos, em São Luís. Entre os trabalhos de destaque feitos por ele, está o de comandar a equipe do Maranhão na tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019.
O coronel Patrício Penha, que integrava a corporação desde 2006, comandou os bombeiros militares maranhenses no desastre de Brumadinho, em Minas Gerais. Recentemente, o governador Carlos Brandão, em reconhecimento ao relevante trabalho prestado por Patrício ao longo de quase 20 anos, promoveu o militar ao posto de coronel.
A última função exercida por ele foi de diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, cargo que ocupava desde maio deste ano. A Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) é o órgão ao qual compete o planejamento, fiscalização e controle das atividades de prevenção em locais de grande concentração humana, vistorias e pareceres técnicos, apoio operacional e auxílio dos serviços e missões específicas no âmbito estadual.
O coronel CBMMA Patrício Penha também coordenou o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR), o setor de Programas Sociais da corporação, o 11° Batalhão de Bombeiros Militar, em Itapecuru, bem como a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
NOTA DE PESAR - ALEMA
É com profundo pesar que a Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta o falecimento no sábado (2), do coronel Patricio Daniel Penha, chefe do Departamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
O coronel Patrício comandou equipes importantes do CBMMA em operações dentro e fora do Maranhão, entre elas a de bombeiros militares maranhenses que atuaram no resgate de vítimas soterradas no rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em 2019.
Formado pelo Treinamento Águia, também comandou outras operações por água, mar, terra e matas, além de treinar outros alunos.
Neste momento de dor, o Parlamento Estadual manifesta condolências aos familiares, amigos e a toda a corporação, desejando forças para superarem a dor da imensurável perda.
Deputada Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário