quinta-feira, 25 de abril de 2024

Secretário de Saúde visita Central Estadual de Regulação de Leitos

 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou, nesta terça-feira (23), a Central Estadual de Regulação de Leitos e a Central Estadual de Transporte, instaladas no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís.

“Foi uma visita muito importante em que pudemos observar de perto a rotina de funcionamento dos serviços e também onde é preciso melhorar. É com transparência e diálogo que vamos construir um SUS mais resolutivo, moderno e que salva vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A coordenadora médica da Central Estadual de Regulação de Leitos, Cristiana Vasconcelos, destacou que o serviço viabiliza as medidas assistenciais mais adequadas às necessidades do paciente por meio dos complexos reguladores. “O nosso papel como médico regulador, como equipe de regulação, é alocar o melhor recurso disponível para o melhor perfil de paciente”, explicou.

“Quando fazemos o transporte, fazemos para os leitos onde o paciente irá receber atendimento. Esse deslocamento pode ser feito tanto por ambulância básica, com estrutura de unidade de suporte avançado, ou por via aérea”, enfatizou o coordenador da Central Estadual de Transportes, Daniel Nery.

O diretor clínico do Hospital Dr. Carlos Macieira, Fernando Amorim, acompanhou a visita do secretário Tiago Fernandes nas centrais. “Por sermos um hospital de alta complexidade, a central de regulação estadual nos encaminha aqueles pacientes que necessitam desse perfil. Neste ponto, também atuamos em conjunto com o Hospital de Cuidados Intensivos, o Hospital Aquiles Lisboa, o Hospital Dr. Raimundo Lima e o Hospital Geral da Vila Luizão, os quais ficam responsáveis por receber os pacientes das UPAs. Dessa forma, o funcionamento acontece de forma fluida, rápida e coesa”, disse.

Também acompanharam a visitação a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Katia Trovão, e a superintendente Estadual de Regulação da SES, Thalita Pereira Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário